Por uma Globalização Dialógica
Palavras-chave:
globalização, sociedade da informação, comunidades de aprendizagem, aprendizagem dialógica.Resumo
RESUMO
Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.
Referências
BIBLIOGRAFIA
AUBERT, A. FLECHA, A., GARCÍA, C., FLECHA R. e RACINERO, S. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. EduUFSCar, 2016.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede – A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I, 4º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FLECHA, R. & MIQUEL, V. Globalização Dialógica, Revista de Educación, núm. extraordinario, 2001, pp. 317-326.
FLECHA, R. y PUIGVERT, L. El uso dialógico de las tecnologías en sociedades dialógicas: una propuesta de democratización de los medios. Nómadas (Col), núm. 21, 2004, p. 40-52.
FREIRE, P. A la sombra de este árbol. Barcelona: El Roure: 1997/1995.
FREIRE, P. Hacia una pedagogia de la pregunta. Convesaciones con Antonio Faúndez. Buenos Aires: La Aurora, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 55ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a/1967.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 46º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b/1997.
SANTOS, M. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010/2000.
GIDDENS, A. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Record, 2007/1999.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. Vol. I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Vol. II. Crítica de la razón funcionalista. Madrid, Taurus, 1987/1981.
HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004/2000.
MELLO, R. R. de et. al. (Orgs.), Comunidade de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
TOURAINE, Alain. ¿Podremos vivir juntos? Iguales y diferentes. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.