Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade

Autores

  • Loçandra Borges de Moraes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Raciocínio geográfico, cartografia Temática, semiologia gráfica, princípios geográficos, ensino de cidade.

Resumo

O emprego da expressão “raciocínio geográfico” e a indicação da cartografia enquanto linguagem fundamental para a consecução do intento de promover esse tipo de raciocínio, considerado fundamental para a compreensão da Geografia frente a outras ciências, é frequente nos trabalhos que versam sobre o ensino de Geografia. Parece, portanto, se tratar de um conhecimento dominado pelos professores. Todavia, a utilização dos mapas, tanto da educação básica quanto do ensino superior, apenas com o objetivo de identificar a localização de objetos, fatos e fenômenos permite-nos aventar a hipótese que os mesmos não têm sido utilizados como ferramentas para a formulação do raciocínio geográfico. Este artigo tem como meta apresentar alguns aportes acerca das relações entre cartografia temática, raciocínio geográfico e ensino de cidade tendo como fios condutores os princípios geográficos e a semiologia gráfica. Para alcançar esse intento são apresentadas contribuições de autores que, em diferentes períodos, expuseram e discutiram as temáticas que são objeto de análise nesse texto.  Além de informar a compreensão que os autores possuem a respeito das temáticas elencadas, também empreendemos a tentativa de estabelecer elos que permitam correlacionar os conhecimentos em discussão, bem como demonstrar algumas possibilidades e limites de intersecção entre cartografia temática, raciocínio geográfico e ensino de cidade.  Ao finalizar o texto, a pretensão é que a os fios condutores construídos colaborem com a discussão acerca do raciocínio geográfico no contexto da cartografia temática e do ensino de cidade.

Referências

ARCHELA, R. S. Análise da cartografia brasileira: bibliografia da cartografia na geografia no período de 1935-1997. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia), FFLCH-USP, 2000.

BERTIN, J. Ver ou ler. Trad. Margarida M. de Andrade. Seleção de Textos (AGB), São Paulo, n.18, p. 45-62, maio, 1988.

______. Rapport cartographique national. Cartographie thématique en France. Bulletin Français de Cartographie, Paris: n. 2, jun., 1972.

______. La graphique. Comunications. Paris: Ed. Du SEUIL. v. 15, 1970, p. 169-185.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : geografia.

Brasília : MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica

Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2016. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/4889-edital-pnld-2016>. Acesso em: 03 mai. 2018.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro PNLD, 2018. Disponível em : <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/7932-pnld-2018>. Acesso em: 03 mai. 2018.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Anais... Belo Horizonte: SeNa, 2010.

______. A Geografia escolar e a cidade. Campinas-SP : Papirus, 2008.

_____. A sala de aula, espaço da cidadania e do saber?: o ensino de Geografia e a formação do cidadão. In: SOUZA, Álvaro J. et al. (orgs.). Milton Santos: cidadania e globalização. Bauru, SP: AGB; Saraiva, 2000, p. 360-63.

______. A cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar: elementos de Geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP, São Paulo, n. 5, p. 41-55. 1999.

FONSECA, F. P. A inflexibilidade do espaço cartográfico, uma questão para a Geografia: análise das discussões sobre o papel da Cartografia. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

GIRARDI, G. Cartografia geográfica: considerações críticas e proposta para ressignificação de práticas cartográficas na formação do profissional em Geografia, 2003. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

IBGE. Base de informações do Censo Demográfico 2010: resultados do universo por setor censitário. IBGE: Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Rio de Janeiro, 2011.

JOLY, F. A cartografia. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988.

MARTINELLI. M. Cartografia: reflexões acerca de uma caminhada. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 21-50, jan./jun., 2017.

MARTINS, R. N. S. Geotecnologias aplicadas ao estudo de desigualdades socioespaciais do espaço intraurbano goianiens (1991 – 2010). Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Universidade Federal de Goiás, 2014.

MORAES, A. C.R. Geografia: pequena história crítica. 20 ed. São Paulo: Annablume, 2005.

MORAES, L. B. de. A cidade em mapas: Goiânia e sua representação no ensino de geografia. Goiânia: Vieira, 2008.

______. A cartografia na formação do professor de Geografia. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2014.

MOREIRA, Igor A. G. O espaço geográfico: Geografia Geral e do Brasil. 17 ed. São Paulo: Ática, 1981.

MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

NOGUEIRA, V.; CARNEIRO, S. M.M. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã: contribuições dos princípios geográficos. Boletim Geográfico. Maringá, v. 26/27, n. 1, p. 25-37, 2008/2009.

NOGUEIRA, V. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã no ensino fundamental: sujeitos, saberes e práticas. Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. UFPR. Curitiba, 2009.

OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: USP-IGEOG, 1978.

RICHTER. D. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 277-300, jan./jun., 2017.

SERRADJ, A. Cartografia, informação geográfica e novas tecnologias. Revista do Departamento de Geografia. São Paulo, Volume Especial Cartogeo (2014), p. 455-481.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A (org.). A Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 92-108.

SOUZA, J. G.; KATUTA, Â. M. Geografia e conhecimentos cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

TEIXEIRA NETO, A. A questão da cartografia temática (segundo Jacques Bertin). Espaço em Revista. Catalão, Goiás. V. 11, n. 1, p.151-177, jan/jun., 2009.

______. Haverá, também, uma Semiologia Gráfica?. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v.4,5,6, n.1/2, p.13-54, jan./dez. 1984, 1985, 1986.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

Moraes, L. B. de. (2018). Raciocínio geográfico, cartografia temática e ensino de cidade. Boletim Paulista De Geografia, 99, 312–331. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1483