Projeto "ZinesLiteratura": fanzines como proposta metodológica para o Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2237

Palavras-chave:

Ensino de Geograifa, Lugar, Material Didático, Fanzines, Educação

Resumo

Este artigo propõe contribuições ao ensino de geografia, a partir de um relato de experiências do Projeto “ZinesLiteratura”. O projeto que vem atuando desde 2016 na produção de Fanzines como mídia alternativa, busca transmitir conhecimentos geográficos do lugar dos leitores, que articula uma metodologia de aproximação e construção de sujeito críticos, a partir da alfabetização geográfica. Neste texto, trazemos um resgate do contexto histórico do Fanzine no Brasil e em outras sociedades, além de abranger a discussão acerca da sua definição. O objetivo central é mostrar a evolução do projeto, bem como indicar quais são as contribuições para uma educação emancipatória a partir da produção de fanzines como material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRAUS, Gazy. Gênese, história e importância das publicações independentes do Brasil e do mundo: Os Fanzines e as Revistas Alternativas. In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, nº 1, 2003 (Rio de Janeiro-RJ). Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/1o-encontro-2003-1>

ASSUMPÇÃO, D. J. Fernandes; PINA, E. Menezes; JUNIOR, J. C. P. de Souza. Fanzine como mídia alternativa: uma análise do cenário belemense. Revista ALTERJOR. São Paulo, V. 02, Ed. 04, Ano 02, p.1-19. 2011.

BORBA, Juliana Severino de. A confecção de fanzines como recurso didático no ensino de sociologia para ensino médio. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2015.

CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes docentes no Brasil. Terra Livre, v. 1, n. 28, p. 91-108, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos / Lana de Souza Cavalcanti. – Campinas, SP – Papirus, 1998. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

CAVALCANTI, Lana de Souza. O olhar geográfico em formação: Jovens Estudantes de Geografia e desafios urbanos contemporâneos. In: PAULA, A. F. de Assis, CAVALCANTI, Lana de Souza, PIRES, L. M. (Org.) Os Jovens e suas Espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, p. 121-142.

CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.

HARVEY, D. 1992. Condição Pós-Moderna. São Paulo. Loyola.

LEITE, Adriana Filgueira. O lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências, v. 21, p. 9-20, 1998. DOI: https://doi.org/10.11137/1998_0_9-20

RAMONE, Marcus. Há 50 anos: uma breve história do primeiro fanzine brasileiro. Universo HQ. 2015. Disponível em: < https://universohq.com/universo-paralelo/ha-50-anos-uma-breve-historia-do-primeiro-fanzine-brasileiro >.

ROCHA, Samir A. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Editora UFPR, n. 13, p. 19-27, 2007, Curitiba. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.7670

PEREIRA, D. Paisagens, lugares e espaços: A geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 79, p. 9-21, 2003.

SANTOS, M. Por uma outra Globalização. Do pensamento único à consciência universal. São Paulo/Rio de janeiro: Record, 2001 (6ª edição).

TUAN, Yi-Fu. 1983. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

SALVI, B. F.; SILVA YABUKI, D. . Projeto "ZinesLiteratura": fanzines como proposta metodológica para o Ensino de Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 246–278, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2237. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2237. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos