Projeto "ZinesLiteratura": fanzines como proposta metodológica para o Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2237Palavras-chave:
Ensino de Geograifa, Lugar, Material Didático, Fanzines, EducaçãoResumo
Este artigo propõe contribuições ao ensino de geografia, a partir de um relato de experiências do Projeto “ZinesLiteratura”. O projeto que vem atuando desde 2016 na produção de Fanzines como mídia alternativa, busca transmitir conhecimentos geográficos do lugar dos leitores, que articula uma metodologia de aproximação e construção de sujeito críticos, a partir da alfabetização geográfica. Neste texto, trazemos um resgate do contexto histórico do Fanzine no Brasil e em outras sociedades, além de abranger a discussão acerca da sua definição. O objetivo central é mostrar a evolução do projeto, bem como indicar quais são as contribuições para uma educação emancipatória a partir da produção de fanzines como material didático.
Downloads
Referências
ANDRAUS, Gazy. Gênese, história e importância das publicações independentes do Brasil e do mundo: Os Fanzines e as Revistas Alternativas. In: Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, nº 1, 2003 (Rio de Janeiro-RJ). Disponível em: < http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/1o-encontro-2003-1>
ASSUMPÇÃO, D. J. Fernandes; PINA, E. Menezes; JUNIOR, J. C. P. de Souza. Fanzine como mídia alternativa: uma análise do cenário belemense. Revista ALTERJOR. São Paulo, V. 02, Ed. 04, Ano 02, p.1-19. 2011.
BORBA, Juliana Severino de. A confecção de fanzines como recurso didático no ensino de sociologia para ensino médio. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais), Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2015.
CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. Lugar e cultura urbana: um estudo comparativo de saberes docentes no Brasil. Terra Livre, v. 1, n. 28, p. 91-108, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos / Lana de Souza Cavalcanti. – Campinas, SP – Papirus, 1998. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
CAVALCANTI, Lana de Souza. O olhar geográfico em formação: Jovens Estudantes de Geografia e desafios urbanos contemporâneos. In: PAULA, A. F. de Assis, CAVALCANTI, Lana de Souza, PIRES, L. M. (Org.) Os Jovens e suas Espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016, p. 121-142.
CORRÊA, Roberto Lobato et al. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 1989.
HARVEY, D. 1992. Condição Pós-Moderna. São Paulo. Loyola.
LEITE, Adriana Filgueira. O lugar: duas acepções geográficas. Anuário do Instituto de Geociências, v. 21, p. 9-20, 1998. DOI: https://doi.org/10.11137/1998_0_9-20
RAMONE, Marcus. Há 50 anos: uma breve história do primeiro fanzine brasileiro. Universo HQ. 2015. Disponível em: < https://universohq.com/universo-paralelo/ha-50-anos-uma-breve-historia-do-primeiro-fanzine-brasileiro >.
ROCHA, Samir A. Geografia Humanista: história, conceitos e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Editora UFPR, n. 13, p. 19-27, 2007, Curitiba. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.7670
PEREIRA, D. Paisagens, lugares e espaços: A geografia no ensino básico. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 79, p. 9-21, 2003.
SANTOS, M. Por uma outra Globalização. Do pensamento único à consciência universal. São Paulo/Rio de janeiro: Record, 2001 (6ª edição).
TUAN, Yi-Fu. 1983. Espaço e Lugar. São Paulo. Difel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.