O Livro Didático: do Determinismo Geográfico de Delgado de Carvalho à Educação das relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.618Resumo
O artigo objetiva problematizar os recortes textuais extraídos de livros didáticos clássicos e contemporâneos, como, o de Delgado de Carvalho (1884-1980), que apresenta uma visão determinista sobre o ensino de geografia, e como também, de autores de coleções aprovadas pelo edital do PNLD 2011, que tratam sobre o ensino de geografia com vistas para o cumprimento da lei 10.639/03, que tem a finalidade combater o racismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental com base em André e Lüdke (1986), que consideram o livro didático documento. Foi utilizada também a pesquisa bibliográfica do campo do multiculturalismo, no tratamento dos conceitos de raça e identidade baseados em (HALL, 2006; MUNANGA, 1999; QUIJANO, 2009). Com base nos resultados, concluímos: o importante não seria acrescentar mais conteúdo para o livro didático em cumprimento da legislação. O ideal é fazer a revisão epistemológica dos conceitos ensinados, e, colocar em suspeição os paradigmas da geografia determinista, bem como identificar raça como um conceito que continua operando sob rasura, para então combater o racismo, estereótipos e preconceitos ainda permanentes no espaço da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.