A construção do pensamento geográfico do professor e sua relação com o livro didático
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1534Resumo
A compreensão de como o pensamento geográfico é construído possibilita ao professor estabelecer relações entre o conhecimento específico da ciência geográfica, sua especificidade escolar, com o livro didático. Nesse sentido, no presente artigo busca-se refletir sobre como o pensamento geográfico foi estruturado e, a partir dele, que fundamentos alicerçam a prática dos professores, o que é específico à geografia escolar, e sua relação com o livro didático. Para tanto, tem centralidade na seguinte questão: De que maneira o pensamento geográfico é construído e a partir de que elementos os professores embasam sua prática de ensino na geografia escolar frente à relação com o livro didático? Está estruturado considerando a relação entre o campo teórico e empírico, com base em uma pesquisa com um grupo de professores de Geografia como ponto inicial de debate, ancorando as interpretações na Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.