Espacialidade e políticas educacionais

a necessária desconstrução de discursos autoritários e excludentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2925

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Geografia, Espacialidade da Educação, Políticas Públicas, Livro Didático

Resumo

O desmonte de políticas públicas é danoso para a formação de estudantes e educadores. Nesse trabalho, objetiva-se problematizar mudanças ocorridas nas políticas educacionais no período pós 2016 e suas repercussões no ensino das ciências humanas, e criticar o desmanche da política pública do livro didático e a censura que cerca esse recurso. Trata-se de pesquisa bibliográfica que denuncia o desmonte das políticas educacionais e do livro didático, e as deformações nas concepções de Educação do Campo e de Educação Ambiental. Se as políticas e práticas educacionais fortalecem a democracia e ampliam a participação cidadã, urge uma formação que permita interpretar o que se revela e o que se oculta por detrás de tais políticas. Fortalecer as diferentes geografias do país com base em uma formação sociopolítica e socioespacial legitimadora da participação em processos decisórios, deve constituir prática de educadores compromissados com ações inclusivas, garantidoras de direitos.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Borges da Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Geografia, licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná - Especialização em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente, pelo IBEPEX Pós-doutorado em Cultura Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Geografia e da Pedagogia, com ênfase em Educação Socioambiental e Socioespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Educação Socioespacial e Educação do Campo, Análise Ambiental, Práticas Pedagógicas, Políticas Públicas, Meio Ambiente e Gestão Ambiental. Contato: mariacrisbs@gmail.com

Roberto Filizola, UFPR

Roberto Filizola - Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, lotado no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) do Setor de Educação.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Ensino, atuando sobretudo com os seguintes temas: ensino fundamental, educação de jovens e adultos, metodologia de ensino da geografia, séries iniciais e avaliação. Desenvolve pesquisas com fronteira cultural, fronteira emocional em espaços escolares, metodologia do ensino e interculturalidade, na perspectiva das geografias emocionais. Contato: robertofilizola@gmail.com

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

BORGES DA SILVA, M. C.; FILIZOLA, R. Espacialidade e políticas educacionais: a necessária desconstrução de discursos autoritários e excludentes. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 59, p. 664–702, 2023. DOI: 10.62516/terra_livre.2022.2925. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2925. Acesso em: 21 dez. 2024.