Entrevista – Dra. Roselane Zordan Costella

Autores

  • Leonardo Pinto dos Santos
  • Victória Sabbado Menezes

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1573

Resumo

Roselane Zordan Costella é licenciada, mestra e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS, na linha de pesquisa em Ensino de Geografia. Dedica-se à pesquisa neste campo, sobretudo as temáticas: avaliações externas, BNCC, alfabetização/letramento cartográfico, autonarrativas e formação docente. Nesta entrevista, a professora discorre sobre questões como identidade docente, formação de professores, docência em Geografia, o seu conceito de “espaço mentalmente projetado”, livro didático, além de pontos mais polêmicos como o projeto “Escola sem Partido” e a Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos

Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico da mesma
Universidade. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013.
Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015)
com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação
docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é
doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e professor de Geografia na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Foi avaliador no PNLD 2017
Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio e no PNLD 2019 Projetos Integradores. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos
seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao
projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na
UFRGS.

Victória Sabbado Menezes

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que foi bolsista CAPES. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que é bolsista CAPES. Professora substituta do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO/UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

SANTOS, L. P. dos; MENEZES, V. S. Entrevista – Dra. Roselane Zordan Costella. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 52, p. 733–762, 2019. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1573. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1573. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas