v. 2 n. 51 (2018): PENSAR E FAZER A GEOGRAFIA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: ESCALAS, CONFLITOS SOCIOESPACIAIS E CRISE ESTRUTURAL NA NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL

Edição completa

Sumário

Editorial

Artigos

  • Revoluções coloridas e o golpe no Brasil em 2016

    Mateus Mendes de Souza
    16-53
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1519
  • Ensaio sobre a geopolítica do golpe político-institucional brasileiro de 2016

    Carlos Eduardo Nobre
    54-93
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1528
  • O soft power na geopolítica contemporânea: ativismo brasileiro em conferências sociais e ambientais da ONU

    Charles Tabarin
    94-119
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1521
  • Colonialidade, exceção-espoliação e etnocídio: o caso dos atingidos à jusante da barragem de Belo Monte

    Kena Azevedo Chaves
    120-152
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1525
  • Conflitos na região de Dourados-MS: a expansão do setor sucroenergético em terras de agronegócio

    Marine Dubos Raoul
    153-178
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1538
  • Territorialidades de pós-conflito: violência no campo e luta pela terra no marco da política de restituição de terras e o processo de justiça transicional na Colômbia

    Marcia Arteaga Pertuz, Bernardo Mançano Fernandes, Luis Felipe Rincón Marinque
    179-220
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1526
  • Perspectiva de reescalonamento numa abordagem crítica da cadeia global dos cafés especiais: estudo de caso Brasil-Colômbia

    Luisa Fernanda Durán Montes, César Andrés Alzate Hoyos
    221-254
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1522
  • Por uma leitura geográfica do Contestado: o território, a terra e o povo caboclo

    Diane Daniela Gemelli
    255-291
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1445
  • Estágio supervisionado em Geografia: questões curriculares e antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação

    Ivaneide Silva dos Santos, Rafael Straforini
    292-324
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1533
  • A construção do pensamento geográfico do professor e sua relação com o livro didático

    Carina Copatti
    325-355
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1534
  • Em busca do bairro num contexto de globalização ensinar e aprender a Geografia da autonomia

    Marcio Fernando Gomes
    356-397
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1540

Resenhas

Entrevistas

  • Entrevista - Professora Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray

    Marta Felícia Marujo Ferreira, Marcelo de Oliveira Latuf, Estevan Leopoldo de Freitas Coca
    407-438
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2018.1547

Normas