Ensino de geografia na contemporaneidade

um “museu de grandes novidades?”

Autores

  • Rogata Soares Del Gaudio UFMG
  • Doralice Barros Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2323

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Geografia, Ensino Médio

Resumo

Apresentamos algumas proposições relacionadas ao ensino de geografia que têm sido expostas ora como “novidades”, ora como apanágio para os problemas ligados ao ensino dessa disciplina escolar. Embasamos a análise na Lei 13.415/2017 e no texto da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, 2019. Discutimos algumas propostas da BNCC/EM concernentes ao ensino de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, mais detidamente voltadas ao ensino de geografia. De que modo a geografia e seu ensino são apresentadas nesses documentos em tempos de precarização da escola e do trabalho docente? Como a imposição de um currículo nacional se reflete/refrata (Bakhtin, 2006) na educação básica e no trabalho docente? Por que denominamos algumas propostas em curso como um “museu de novidades”? Concluímos haver mais descompassos e contradições do que novidades para um ensino emancipador.

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Biografia do Autor

Rogata Soares Del Gaudio, UFMG

Graduação Geografia (UFMG); Mestrado Ciências Sociais (PUC/SP); Doutorado Educação (UFMG)

Coltec e DEGEO UFMG

Doralice Barros Pereira, UFMG

Professora titular. Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFMG

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

DEL GAUDIO, R. S.; PEREIRA, D. B. Ensino de geografia na contemporaneidade: um “museu de grandes novidades?”. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 57, p. 380–432, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2323. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2323. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

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Artigos