Ensino de geografia na contemporaneidade
um “museu de grandes novidades?”
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2323Palavras-chave:
BNCC, Ensino de Geografia, Ensino MédioResumo
Apresentamos algumas proposições relacionadas ao ensino de geografia que têm sido expostas ora como “novidades”, ora como apanágio para os problemas ligados ao ensino dessa disciplina escolar. Embasamos a análise na Lei 13.415/2017 e no texto da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, 2019. Discutimos algumas propostas da BNCC/EM concernentes ao ensino de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, mais detidamente voltadas ao ensino de geografia. De que modo a geografia e seu ensino são apresentadas nesses documentos em tempos de precarização da escola e do trabalho docente? Como a imposição de um currículo nacional se reflete/refrata (Bakhtin, 2006) na educação básica e no trabalho docente? Por que denominamos algumas propostas em curso como um “museu de novidades”? Concluímos haver mais descompassos e contradições do que novidades para um ensino emancipador.
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