A GEOGRAFIA, A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL

Autores

  • ROGATA SOARES DEL GÁUDIO
  • ROSALINA BATISTA BRAGA

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.229

Resumo

Este texto procura discutir os resultados de uma pesquisa de doutorado centrada em dois aspectos: um relacionado à formação docente e outro ao ensino de Geografia. No primeiro, discutimos a constituição dos saberes docentes; no segundo, abordamos a centralidade do ensino de geografia para a construção da ideologia nacional no Brasil. Constatamos que os saberes docentes são multifacetados, o que é confirmado pela literatura sobre o tema. Dedicamos especial atenção ao modo de raciocinar do professor: sua capacidade de articular conteúdos e conceitos e estabelecer nexos explicativos e relações, em suma, atribuir sentido e significado ao que ensinam. Esse processo parece ter grande importância na construção do conhecimento escolar e é essencial na definição do que é considerado um bom docente em Geografia. Em relação à centralidade do ensino de Geografia para a construção da ideologia nacional verificamos que a mesma se constitui a partir da referência à natureza e extensão territorial brasileiras, “nosso povo pacífico e ordeiro” e a partir da utilização intensiva do termo país, termo híbrido cujo sentido é construído na e a partir da escola básica, e que permanece bastante impreciso no campo das Ciências Humanas.

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Biografia do Autor

ROGATA SOARES DEL GÁUDIO

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em EDUCAÇÃO pela Faculdade de Educação da UFMG (2006). Atualmente é membro do Neils da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de GEOGRAFIA, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ideologia, Educação, Ensino de Geografia e Análise do Discurso.

ROSALINA BATISTA BRAGA

Doutora em Ciências (1996), área de concentração em Geografia Humana, pela FFLCH da USP; Mestre em Educação (1888), área de concentração em Ciências Sociais Aplicadas à Educação, pela FAE/UFMG; Bacharel/Licenciada em Geografia (1977), pelo IGC/UFMG. Docente aposentada do DMTE e da Pós-Graduação da FaE/UFMG; Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário UNIFFEM (2003/2005); Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFFEM (2005/2007); Docente do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UMA (2008/20012). Desde 2007, compõe o grupo de Avaliadores de Cursos de Graduação e de Avaliadores Institucionais, coordenado pelo INEP/MEC. Tem como campo de atuação profissional na pesquisa: formação de professores; ensino básico, com ênfase em Geografia; educação ambiental; educação à distância e desenvolvimento local. Na docência trabalha com disciplinas ligadas às temáticas: formação de professores, ensino, currículo, metodologia científica, meio ambiente, geografia e turismo e desenvolvimento local.

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Publicado

2015-08-12

Como Citar

DEL GÁUDIO, R. S.; BATISTA BRAGA, R. A GEOGRAFIA, A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA NACIONAL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 177–196, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.229. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/229. Acesso em: 26 dez. 2024.

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