Afinal, para onde caminha o Ensino de Geografia no contexto de reforma do Ensino Médio e implantação da BNCC?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2205

Palavras-chave:

Geografia, reformas, neoliberalismo, diluição, perda, emancipar.

Resumo

No Brasil, as reformas educacionais têm se voltado para atender às novas dinâmicas do capitalismo neoliberal, principalmente as do Ensino Médio, tanto para incorporar essa etapa escolar como ativo do mercado quanto para formar com o foco na dinâmica da competitividade na nova perspectiva do capital neoliberal. Nesse sentido, objetiva-se analisar para onde caminha o ensino de Geografia com a reforma do Ensino Médio e a implantação da BNCC. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa na análise dos dados, que foram produzidos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental.  Os resultados apontam que o ensino de geografia frente à reforma do Ensino Médio e a BNCC caminha para a perda de espaço – de conteúdo, de categorias de análise, de carga horária, entre outros. Por outro lado, ela pode ser um dos instrumentos cognitivos potenciais para contribuir na defesa de um outro Ensino Médio pautado em uma perspectiva de construção de sociedade emancipada.  

Palavras-chave: Geografia, reformas, neoliberalismo, diluição, perda, emancipar.

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Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, 61982846169

Doutorando e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2ª Graduação em Pedagogia ( Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UaB- UnB) desde 2020. É membro do grupo de pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de professores de Geografia (GEAF-UnB) da Universidade de Brasília (UnB) desde de 2016 e do grupo de trabalho Fundamentos Teóricos e o Ensino de Geografia do grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica ( NEPEG) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2019. Atualmente pesquisa sobre ensino de Geografia e da temática globalização. Contato: danieltabuleiro1@gmail.com, https://orcid.org/0000-0002-6326-4906. 

     

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

LUZ NETO, D. R. S. Afinal, para onde caminha o Ensino de Geografia no contexto de reforma do Ensino Médio e implantação da BNCC?. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 56, p. 370–397, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2021.2205. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos