Afinal, para onde caminha o Ensino de Geografia no contexto de reforma do Ensino Médio e implantação da BNCC?
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2021.2205Palavras-chave:
Geografia, reformas, neoliberalismo, diluição, perda, emancipar.Resumo
No Brasil, as reformas educacionais têm se voltado para atender às novas dinâmicas do capitalismo neoliberal, principalmente as do Ensino Médio, tanto para incorporar essa etapa escolar como ativo do mercado quanto para formar com o foco na dinâmica da competitividade na nova perspectiva do capital neoliberal. Nesse sentido, objetiva-se analisar para onde caminha o ensino de Geografia com a reforma do Ensino Médio e a implantação da BNCC. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa na análise dos dados, que foram produzidos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam que o ensino de geografia frente à reforma do Ensino Médio e a BNCC caminha para a perda de espaço – de conteúdo, de categorias de análise, de carga horária, entre outros. Por outro lado, ela pode ser um dos instrumentos cognitivos potenciais para contribuir na defesa de um outro Ensino Médio pautado em uma perspectiva de construção de sociedade emancipada.
Palavras-chave: Geografia, reformas, neoliberalismo, diluição, perda, emancipar.
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