COMÉRCIO VAREJISTA: NOTAS SOBRE O GRUPO PÃO-DE-AÇUCAR - 1959/1986

Autores

  • Demétrio M. Magnoli AGB-SP

Palavras-chave:

Comércio varejista, Grupo Pão de Açúcar

Resumo

O objetivo dessas notas circunscreve -se à análise das relações que se estabelecem entre as modalidades tradicionais de varejo (o pequeno comércio de mercearias e empórios em particular) e as modalidades altamente concentradas e capitalizadas (no caso, as grandes redes de auto-serviços). Para o estudo desses problemas, tomou- se como referência empírica o Grupo Pão de Açúcar. Submetido a um estudo de caso (parcial pois restrito aos aspectos mencionados), revelou-se fundamento significativo para a análise em função tanto da concentração e centralização de capitais que ele cristaliza como em função da amplitude de sua rede de lojas. Tais características permitem extrapolar hipóteses de trabalho.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Magnoli, D. M. (2017). COMÉRCIO VAREJISTA: NOTAS SOBRE O GRUPO PÃO-DE-AÇUCAR - 1959/1986. Boletim Paulista De Geografia, (65), 79–92. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/966

Edição

Seção

Artigos