POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:

PLANO DE AÇÃO PARA INSERÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3074

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Valorização do negro, Currículo escolar, Reparação histórica

Resumo

Esse artigo oferece uma proposta de atuação no ambiente escolar atendendo ao que se propõe na Lei 10639/03. Acredita-se que os espaços educativos formais oferecem possibilidades de reconhecimento pessoal e envolvimento coletivo como forma de promover uma sociedade mais justa e igualitária através da constituição de cidadãos conscientes e atuantes. O contexto histórico de formação da sociedade brasileira é de negação e invisibilidade da população negra, a Lei 10639/03, pautada pelos movimentos sociais, oferece possibilidades de reparação histórica, através da valorização das construções estabelecidas por pessoas negras. Assim, apresenta-se aqui uma proposta de intervenção escolar com o objetivo de implementar a lei 10639/03 na escola de forma efetiva por meio da relação entre todos os setores educacionais, envolvendo educadores, educandos, familiares e ambiente escolar. A fim de contribuir com a autoestima, autorrespeito e autorreconhecimento das crianças e jovens negros, com foco na formação cidadã antirracista. A metodologia utilizada será a inserção da proposta no Plano Político Pedagógico da escola, a fim de promover formações, tanto com a equipe de profissionais atuantes na escola, quanto com as famílias dos estudantes, além da inclusão de temáticas negras em todo o cotidiano escolar, desde a inserção nos conteúdos programáticos, materiais didáticos, até os eventos e ornamentações escolares. Como proposta de intervenção escolar espera-se que ao final da realização do plano tenha-se a formação de cidadãos críticos reflexivos da realidade, a partir de uma leitura decolonial da sociedade, com representatividade e crentes em seu próprio potencial.

Biografia do Autor

Solange Maria Santana Couto, UNESP Rio Claro

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP - Rio Claro/SP, como bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Geopaisagem. Treinel de Capoeira Angola na escola de Capoeira Angoleiros do Sertão. Conselheira Estadual de Cultura, representante do seguimento capoeira gestão 2020/2023 Integrante do Comitê Gestor Municipal Intersetorial da Lei Aldir Blanc representante do seguimento Culturas Populares gestão 2020/2021. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia - UFBA 2012 - 2014, como bolsista CAPES/CNPQ. Integrante do Grupo Geografia dos Assentamentos na Area Rural - GeografAR/UFBA. Bolsista de pesquisa da primeira turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA 2009 - 2011. Especialista em Dinâmica Territorial e Socio-ambiental do Espaço baiano pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, 2009-2011. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Educação - Campus XI Serrinha - 2005-2009.

Luciene Cristina Risso, UNESP - Ourinhos/SP - Rio Claro/SP

Luciene Cristina Risso é bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro (SP, 1998), mestre em Conservação e manejo de recursos pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA, 2001) e Doutora em Geografia pela UNESP, Rio Claro (2005). Em 2002, trabalhou na FUNAI no grupo para identificação e delimitação da terra indígena Apurinã no estado do Amazonas. É professora RDIDP da FCTE/UNESP, Ourinhos (SP) e credenciada no Programa de Pós Graduação da UNESP, campus de Rio Claro. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ - Estudos de paisagem, cultura e território (GEOPaisagem) criado em 2015, o qual está inserido na RedeCT (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais). Colabora no grupo GHUM (Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural) e Patrimônios. Os temas principais de pesquisa são: Paisagens e culturas; Paisagens e memórias; Paisagem ancestral e cosmopercepções; Paisagens e conservação ambiental; Geografia cultural descolonial.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Maria Santana Couto, S., & Cristina Risso, L. (2023). POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:: PLANO DE AÇÃO PARA INSERÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 243–263. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3074