UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PEDOLOGIA A SERVIÇO DE PEQUENOS AGRICULTORES
Palavras-chave:
Pedologia, Ensino da Ciência do Solo, Pequenos AgricultoresResumo
O solo é mal conhecido pela sociedade, particularmente pelos agricultores. Isto acarreta consequências graves para a produção agrícola, para o meio ambiente, para os próprios solos. O desenvolvimento do ensino direcionado à descoberta e à utilização dos solos é assim uma prioridade. É necessário ainda utilizar os métodos adequados que valorizem o trabalho e a descoberta em campo; o que é importante ensinar é a morfologia dos solos, sua descrição e sua interpretação. Desde 1987 vem se realizando experiências nesse sentido, bem sucedidas, em diversas regiões do Brasil, junto aos técnicos agrícolas e pequenos agricultores. Em 1990 o CTCS, Centro Técnico de Ciências do Solo, foi criado com o objetivo de ampliar esse tipo de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.