FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3126

Palavras-chave:

Formação de professores de Geografia, Geografia escolar, Solos, Metodologias de ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as perspectivas que permeiam a formação inicial de professores de Geografia e a abordagem dos conteúdos relacionados à temática solos em turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental de Campina Grande-PB. Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso múltiplo. O corpus foi organizado pela aplicação do instrumento questionário estruturado com 34 questões abertas e de múltipla escolha junto aos 22 professores de Geografia do 6º e 7º ano das escolas municipais de Campina Grande, Paraíba. O período das entrevistas por questionário ocorreu entre os meses de março    a setembro de 2022. Os resultados encontrados mostram que grande parte dos professores pesquisados relatam que ainda não desenvolveram estratégias pedagógicas para abordar a temática solo, e muitos só abordam o tema caso este venha em destaque no livro didático. A maior parte dos pesquisados afirmaram que durante a formação inicial para aqueles que tiveram a disciplina de Pedologia, pouco ou nunca trabalhava pedagogicamente as temáticas abordadas. Dessa forma, destaca-se a necessidade de durante a formação inicial, se pensar em abordar pedagogicamente, utilizando metodologias ativas, as temáticas abordadas nas disciplinas específicas da Licenciatura em Geografia. Além disso, enfatiza-se a importância da oferta de formação continuada para os professores, para que consigam, juntamente com os outros professores e formadores, pensarem em propostas didático-pedagógicas que favoreçam a interação e a participação dos alunos durante as aulas, tornando o conteúdo mais palpável e prazeroso para os estudantes.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Presidente Prudente - SP. Bolsista da CAPES/PROEX. 

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/Faculdade de Ciências e Tecnologia

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente - SP. Professor Livre-Docente de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente - SP. 

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

Leite dos Santos, A. F., & Rodrigues Nunes, J. O. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES . Boletim Paulista De Geografia, 1(110), 257–281. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.3126