Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
Palavras-chave:
Conhecimento, geografia, ensino.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.Referências
______. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Capítulos 6 e 7.
______. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Primeiros mapas: como entender e construir. São Paulo, Ática, 2000.
ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. Campinas:Papirus, 1994.
BACHELARD, Gaston. Filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Presença, 1972.
BROUSSEAU, Guy.Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.
FURTH, Hans G. Piaget e o conhecimento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
GERSMEHL, Philip. TeachingGeography.Foreword by Michael Solem. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2008.
JOLY, Fernand. A cartografia. Tradução de Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 1990.
LACOSTE, Yves. A Geografia– isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução de Maria Cecília França. Campinas: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTINELLI, Marcelo. A sistematização da Cartografia Temática. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
MONBEIG, Pierre. Um marco da Geografia brasileira.Tradução:Aldo Dantas. Porto Alegre: Editora Sulinas, 2005.
MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre-Docência) – Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1978. Série Teses e Monografias, nº 32.
PAGANELLI, Tomoko Lyda. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
PASSINI, Elza. Alfabetização Cartográfica e o livro didático:uma análise crítica. São Paulo: Le, 1990.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de Ciências:do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução de Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RATHS, Louis E. Ensinar a pensar. Tradução de Dante Moreira Leite. 2. ed. São Paulo: EPU, 1977. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.