AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcos Antônio Campos Couto Geografia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Básica, Transformações Mundiais, Livros Didáticos

Resumo

O intuito deste artigo é apresentar as pesquisas que compõem o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq “As Transformações no Mundo Contemporâneo e o Ensino de Geografia na Educação Básica”, indicando eixos de investigação delimitados. O objetivo do grupo é identificar a fecundidade das transformações mundiais / locais e sua influência no ensino de Geografia na escola básica. As intensas transformações geográficas fazem emergir paradigmas, conceitos e teorias. A velocidade de tais transformações e a multiplicidade de interpretações faz da Geografia uma das ciências mais fecundas desta época, com grandes implicações sobre sua função e organização na escola básica. Eixos de investigação: a relação com os professores da educação básica; perspectivas de análise dos livros didáticos; e a ontologia geográfica do presente. 

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Couto, M. A. C. (2017). AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Boletim Paulista De Geografia, (90), 11–24. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/803

Edição

Seção

Artigos