REPRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE E SEUS ASPECTOS GEOGRÁFICOS NO MATERIAL PEDAGÓGICO
UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3276Palavras-chave:
Semiárido, livro didático, Geografia, ensino fundamentalResumo
Ao abordar a região semiárida do Brasil, é comum depararmo-nos com imagens estigmatizadas que associam a área à seca, ao solo rachado, à pobreza e a pessoas com semblante sofrido. Esta representação, particularmente evidente nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental, influencia a percepção pública dessa região. Diante dessa realidade, este trabalho propõe uma análise aprofundada, utilizando quatro exemplares distintos de obras pedagógicas empregadas no ensino de geografia na rede pública de educação. O enfoque recai nos conteúdos relacionados ao território do Semiárido brasileiro e suas particularidades. O método adotado é de natureza qualitativa, embasado em pesquisa bibliográfica, cujos resultados indicaram que, nos livros analisados, a tendência à rotulação do território como semiaridez se apresenta de forma reduzida ou praticamente inexistente. Esses resultados levam à conclusão de que, ao longo do tempo, houve uma diminuição no uso de estereótipos associados à região semiárida, cedendo lugar a informações mais pertinentes e detalhadas. Este progresso contribui para uma compreensão mais completa e justa dessa área, reconhecendo-a como rica em biodiversidade e cultura. Portanto, este estudo destaca a importância de desafiar e reformular representações estigmatizadas por meio da educação, visando uma visão mais precisa e positiva do Semiárido brasileiro. A superação desses estereótipos é essencial para promover uma apreciação mais ampla da diversidade e potencialidades dessa região significativa em nosso país.
Referências
ADAS, Melhem; ADAS,Sérgio. Expedições Geográficas, 7°ano: componente curricular geografia. ed: São Paulo: Moderna, 2018. 288 p
CAVALCANTI, Clóvis. País e região: desigualdades e preconceitos regionais no Brasil. Cadernos de estudos sociais, v. 9, n. 1, 1993.
DA SILVA, Maria Ediney Ferreira. A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO SABER
ESCOLAR: o Nordeste enquanto conteúdo escolar nos livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 4, n. 8, p. 71-87, 2014.
DELLORE, Cesar Brumini. ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA, 7° Ano: ensino fundamental, 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 240 p.
DE MACEDO, Neusa Dias. Iniciação à pesquisa bibliográfica. Edições Loyola, 1995.
LUCCI, E.A.; BRANCO, A.L.; FUGILL, W. Território e sociedade. São Paulo: Saraiva, 2018.
REVISTANOVAESCOLA, A história de um livro didático. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?gestao-livro-di datico-2.swf/Acessado em 10 de setembro de 2023.
SANTOS, J.S. Licenciatura em estudos sociais e geografia: Política curricular de formação docente na Paraíba durante o regime militar; dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade federal da Paraíba. João Pessoa, p.131, 2021.
VESENTINI, J.W. Teláris geografia, 7º ano: ensino fundamental, anos finais / J.W. Vesentini, Vânia Vlach. – 3. ed. – São Paulo: Ática, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.