REPRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE E SEUS ASPECTOS GEOGRÁFICOS NO MATERIAL PEDAGÓGICO

UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3276

Palavras-chave:

Semiárido, livro didático, Geografia, ensino fundamental

Resumo

Ao abordar a região semiárida do Brasil, é comum depararmo-nos com imagens estigmatizadas que associam a área à seca, ao solo rachado, à pobreza e a pessoas com semblante sofrido. Esta representação, particularmente evidente nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental, influencia a percepção pública dessa região. Diante dessa realidade, este trabalho propõe uma análise aprofundada, utilizando quatro exemplares distintos de obras pedagógicas empregadas no ensino de geografia na rede pública de educação. O enfoque recai nos conteúdos relacionados ao território do Semiárido brasileiro e suas particularidades. O método adotado é de natureza qualitativa, embasado em pesquisa bibliográfica, cujos resultados indicaram que, nos livros analisados, a tendência à rotulação do território como semiaridez se apresenta de forma reduzida ou praticamente inexistente. Esses resultados levam à conclusão de que, ao longo do tempo, houve uma diminuição no uso de estereótipos associados à região semiárida, cedendo lugar a informações mais pertinentes e detalhadas. Este progresso contribui para uma compreensão mais completa e justa dessa área, reconhecendo-a como rica em biodiversidade e cultura. Portanto, este estudo destaca a importância de desafiar e reformular representações estigmatizadas por meio da educação, visando uma visão mais precisa e positiva do Semiárido brasileiro. A superação desses estereótipos é essencial para promover uma apreciação mais ampla da diversidade e potencialidades dessa região significativa em nosso país.

Biografia do Autor

Deyvison Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sede, vinculado ao grupo de pesquisa CAGEOS (Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto) da Universidade Federal de Campina Grande.

Gislayne Bezerra Moura, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Tem experiência na área de Geografia humana desenvolvendo pesquisas em geografia crítica sobre os temas de raça, classe e gênero

Lucas Chagas Vieira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Dom Pedro I(2017). Tem experiência na área de Geografia. 

Mirella Torres da Costa Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Salgado de Oliveira(2008). Atualmente é Residente pedagógico da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Referências

ADAS, Melhem; ADAS,Sérgio. Expedições Geográficas, 7°ano: componente curricular geografia. ed: São Paulo: Moderna, 2018. 288 p

CAVALCANTI, Clóvis. País e região: desigualdades e preconceitos regionais no Brasil. Cadernos de estudos sociais, v. 9, n. 1, 1993.

DA SILVA, Maria Ediney Ferreira. A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO SABER

ESCOLAR: o Nordeste enquanto conteúdo escolar nos livros didáticos de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 4, n. 8, p. 71-87, 2014.

DELLORE, Cesar Brumini. ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA, 7° Ano: ensino fundamental, 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 240 p.

DE MACEDO, Neusa Dias. Iniciação à pesquisa bibliográfica. Edições Loyola, 1995.

LUCCI, E.A.; BRANCO, A.L.; FUGILL, W. Território e sociedade. São Paulo: Saraiva, 2018.

REVISTANOVAESCOLA, A história de um livro didático. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?gestao-livro-di datico-2.swf/Acessado em 10 de setembro de 2023.

SANTOS, J.S. Licenciatura em estudos sociais e geografia: Política curricular de formação docente na Paraíba durante o regime militar; dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade federal da Paraíba. João Pessoa, p.131, 2021.

VESENTINI, J.W. Teláris geografia, 7º ano: ensino fundamental, anos finais / J.W. Vesentini, Vânia Vlach. – 3. ed. – São Paulo: Ática, 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Silva, D., Bezerra Moura, G., Chagas Vieira, L., & Torres da Costa Xavier, M. (2024). REPRESENTAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE E SEUS ASPECTOS GEOGRÁFICOS NO MATERIAL PEDAGÓGICO: UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA. Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 126–142. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3276