REFLEXÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO:

DO LIVRO DIDÁTICO À VIDA COTIDIANA NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bpg.v109i1.2950

Palavras-chave:

Amazonas, atividade lúdica, estações do ano, livro didático

Resumo

O presente artigo expressa uma reflexão teórica sobre o ensino das estações do ano, discute os desafios sobre esse tema no Ensino Básico, especificamente no estado do Amazonas, e relata duas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula. Para isso, a partir de um breve ensaio teórico, analisamos as estações astronômicas e meteorológicas no hemisfério sul, a abordagem do tema nos livros didáticos de geografia e a leitura e interpretação das estações do ano na Amazônia pelos sujeitos e a cosmologia ameríndia. Nossa argumentação busca lançar um olhar amazônida sobre o tema destacando ao mesmo tempo a objetividade da ciência geográfica e o “mundo vivido”. Os resultados mostram que para superar as dificuldades em sala de aula é essencial redimensionar e adequar a metodologia didático-pedagógica à percepção do espaço vivido dos estudantes, para que os mesmos sejam motivados a compreender as características das quatro estações no Amazonas, através de confecção de material lúdico que represente o cotidiano durante as estações do ano, como o Relógio das Estações do Ano e a Quadrama das Estações.

Biografia do Autor

Ana Cláudia , Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2012) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atuou como docente substituta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (2017-2019), com disciplinas voltadas principalmente para a área de Ensino de Geografia. Atualmente é professora temporária nas escolas estaduais Tiradentes e SantAna, atuando em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, práticas pedagógicas, recursos didático-pedagógicos, geografia escolar, território e territorialidades marginais.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Ribeiro Fortes, M., & Araújo Diniz, A. C. (2023). REFLEXÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO: : DO LIVRO DIDÁTICO À VIDA COTIDIANA NA AMAZÔNIA. Boletim Paulista De Geografia, 1(109), 40–64. https://doi.org/10.54446/bpg.v109i1.2950