As bases físicas e a ocupação do solo no Rio Grande Do Sul
Palavras-chave:
solo, ocupação, Rio Grande do Sul, regionalResumo
Sua posição meridional deu ao Rio Grande do Sul e caraterísticas originais em relação ao resto do Brasil. Se representou um papel histórico relativamente recente, isto se deve ao fato de haver constituído o posto-avançado de Portuga! em relação aos domínios castelhanos. Ao passo que os luso-brasileiros ocuparam somente as zonas de pradarias, as vastas regiões florestais, deixadas livres, abriram-se à colonização europeia, favorecida precisamente pelo clima sul-rio-grandense.Downloads
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Roche, J. (2017). As bases físicas e a ocupação do solo no Rio Grande Do Sul. Boletim Paulista De Geografia, (28), 37–69. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1278
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).