Características e tendências principais das migrações internas no Brasil, nas suas relações com a urbanização e a industrialização.

Autores

  • José Francisco De Camargo Geografia - USP

Palavras-chave:

migrações, Brasil, urbanização, industrialização

Resumo

Caracterizando-se as migrações internas por deslocamentos de população no interior de um país, seja em caráter temporário ou permanente, revestem-se de formas as mais diversas, quer quanto à extensão assumida pelos fluxos (inter-regional ou inter-regional),quer quanto à continuação ou mudança nas atividades exercidas na origem, por seus componentes (migrações primárias ou da agricultura para a agricultura e migrações das atividades agrícolas para as atividades secundárias e terciárias, ou êxodo rural).Fatores repulsivos, de um lado, e atrativos, de outro, condicionam a realização do fenômeno, nas suas diversas formas, envolvendo múltiplos aspectos: demográficos, económicos, sociais.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Camargo, J. F. D. (2017). Características e tendências principais das migrações internas no Brasil, nas suas relações com a urbanização e a industrialização. Boletim Paulista De Geografia, (33), 3–22. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1237

Edição

Seção

Artigos