MIGRAÇÕES, URBANIZAÇÃO E SETOR INFORMAL: Estudo sobre as Formas de Comercialização em Área de Emigração para as Metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil)

Autores

  • Nilson Crocia de Barros Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Migrações, urbanização, setor informal

Resumo

Após a sua introdução, em inícios da década de 1970, os estudos acerca do setor informal no Brasil obtiveram progressos. As perspectivas de exame do assunto se tornaram muito variadas e se puderam agregar elementos novos à compreensão do problema. As diferentes abordagens sobre as pequenas atividades urbanas neste país incorporaram a preocupação com as diferenciações urbanas e regionais que se verificam na realidade brasileira. O presente trabalho procura examinar, no âmbito da urbanização brasileira, como as formas de reprodução econômico-social das camadas trabalhadoras das pequenas aglomerações e áreas rurais do Nordeste do Brasil, transbordam para as cidades médias e para as grandes metrópoles, observando-se o “comércio ambulante” ou “comércio de ruas”, mediante o processo migratório. 

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Barros, N. C. de. (2017). MIGRAÇÕES, URBANIZAÇÃO E SETOR INFORMAL: Estudo sobre as Formas de Comercialização em Área de Emigração para as Metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil). Boletim Paulista De Geografia, (66), 105–112. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/958

Edição

Seção

Artigos