Conteúdos em disputa: o debate sobre mulheres nas resenhas dos guias de livros didáticos de geografia entre 2011-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2334

Palavras-chave:

Guias dos Livros didáticos; Geografia; Gênero;

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar como a temática de gênero é apresentada nos guias de livros didáticos de Geografia, mais especificamente nas resenhas de cada uma das obras aprovadas e distribuídas para as escolas públicas de todo Brasil. As resenhas analisadas aqui constituem o Guia Oficial publicado pelo MEC, utilizado para orientar a escolha dos/as professores/as. Adotou-se como recorte temporal os guias publicados nos anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – e médio – 1º a 3º ano –, entre 2011 e 2021, oriundos da avaliação realizada no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Como processo metodológico de investigação e identificação, houve a definição de palavras-chave, que indicam a presença do tema. Nesse sentido, foram agrupadas em diferentes categorias para análise quantitativa e qualitativa, as seguintes palavras: gênero, mulher e feminino. Como resultado, percebemos uma fragilidade na exposição do tema, uma vez que a maior parte das resenhas não apresenta de forma objetiva o que se debate sobre mulheres nos conteúdos de Geografia, ou mesmo aponta a necessidade de complementação do tema.

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Biografia do Autor

Carolina da Silva Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia - PPGGEO-FFP/UERJ- (2021). Doutoranda em Geografia pela UERJ/Maracanã. Especialização em Produção de materiais didáticos e Metodologia do ensino de geografia. Possui graduação - Licenciatura em Geografia pela UERJ (2018). E graduação - Bacharel em Produção Cultural pela UFF (2019). Produz pesquisas na área dos estudos das geografias femininas, geografia cultural, violência de gênero, corpo feminino, espacialidades e circuitos espaciais da violência.

Denize de Aguiar Xavier Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

oordenadora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da UERJ/FFP. Professora Adjunta da Universidade do Rio de Janeiro no Departamento de Educação - FFP. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ /PROPED (2016). Procientista (UERJ). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012) . Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Especialista em Educação Especial pela UFF (1995). Especialista em Psicopedagogia pela PUC-Rio (1997). Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio (1999).É bacharel e licenciada em História (1993). Sub-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Conservadorismo e a Educação Brasileira da UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos da UERJ/FFP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: homofobia, sexualidades, gêneros, didática, currículo, cotidiano escolar, fracasso escolar, avaliação, inclusão, exclusão, processo ensino-aprendizagem

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

CORRÊA, G. S.; DA SILVA SANTOS, C. .; DE AGUIAR XAVIER SEPULVEDA, D. . Conteúdos em disputa: o debate sobre mulheres nas resenhas dos guias de livros didáticos de geografia entre 2011-2021. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 58, p. 312–355, 2022. DOI: 10.62516/terra_livre.2022.2334. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/2334. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

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Artigos