Conteúdos em disputa: o debate sobre mulheres nas resenhas dos guias de livros didáticos de geografia entre 2011-2021
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2334Palavras-chave:
Guias dos Livros didáticos; Geografia; Gênero;Resumo
O objetivo deste artigo é identificar como a temática de gênero é apresentada nos guias de livros didáticos de Geografia, mais especificamente nas resenhas de cada uma das obras aprovadas e distribuídas para as escolas públicas de todo Brasil. As resenhas analisadas aqui constituem o Guia Oficial publicado pelo MEC, utilizado para orientar a escolha dos/as professores/as. Adotou-se como recorte temporal os guias publicados nos anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – e médio – 1º a 3º ano –, entre 2011 e 2021, oriundos da avaliação realizada no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Como processo metodológico de investigação e identificação, houve a definição de palavras-chave, que indicam a presença do tema. Nesse sentido, foram agrupadas em diferentes categorias para análise quantitativa e qualitativa, as seguintes palavras: gênero, mulher e feminino. Como resultado, percebemos uma fragilidade na exposição do tema, uma vez que a maior parte das resenhas não apresenta de forma objetiva o que se debate sobre mulheres nos conteúdos de Geografia, ou mesmo aponta a necessidade de complementação do tema.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, S. 1908-1986. O segundo sexo/ Simone de Beauvouir: tradução Sérgio Milliet - 2. ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BNCC
BOURDIEU, P. A Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 2002.
____________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989.
BRASIL. Presidência da República. Lei Maria da Penha. Lei N.°11.340, de 7 de agosto de 2006. Brasilia, DF.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: geografia – Brasília: Ministério da Educação básica. 2010. p.131
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2012: geografia – Brasília: Ministério da Educação básica. 2011, p.123
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2014: geografia – ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação básica. 2013, 144 p.
____________ Guia dos livros didáticos. PNLD 2015: geografia: ensino médio – Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica, 2014. 132p.
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2017: geografia – ensino fundamental. Anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação básica.Brasilia, DF, 2016, 132p.
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2018: geografia – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2017. 123p.
____________. PNLD 2020: apresentação – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019
____________. PNLD 2021: apresentação – guia de livros didáticos: projetos integradores e projeto de vida/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2020
____________. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 6 abr. 2017. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.
CANCIAN, N. Ministério tira ‘identidade de gênero’ e ‘orientação sexual’ da base curricular. Folha de S.Paulo, São Paulo, 6 abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2019.
COSTA, Glauber Barros Alves & Dantas, Débora Nunes. O livro didático de geografia e as questões de gênero: algumas reflexões In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p.323-340, jan./jun., 2016
COSTA, Glauber Barros Alves et al. Representação de gênero no livro didático de geografia: alguns apontamento. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 18, p. 211-227, jul./dez., 2019
DAVIS, A. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva/ Silvia Federici. Tradução ColetivoSycorax. São Paulo: Elefante, 2017
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1979. (O nascimento da medicina social. – pág. 46 a 56; O nascimento do hospital – pág. 99 a 111). (reimpressão, 2011).
_____________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis. Vozes. 1987. 288p.
HOOKS, B. 1952 - O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bellhooks; tradução Ana Luiza libânio - 4° ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2019.
MIGUEL, Luis Felipe. O feminismo e a política. In: MIGUEL, Luis Felipe & BIROLI, Flávia. Feminismo e política. São Paulo: Boitempo, 2014.
PONTUSCHK A, N. N.; (Orgs.).Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002
SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.
SANTOS, R. A; SANTOS, L. C. T. Gênero e Corporeidade. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero, v. 8, n. 1, p. 177-193, 2017. ISSN 21772886. DOI: https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0011
SANTOS, Renata Ramos dos.Relações sociais de gênero e raça: um estudo sobre livros didáticos de Geografia do 7º ano adotados pela rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,
Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2020.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica.Educação e Realidade, v. 16, n.2, Porto Alegre, jul./dez. 1990.Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667>.Acesso em: 28 abr.2020
SILVA, J. M. Interseccionalidades, gênero e sexualidades na análise espacial /organização Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Joseli Maria Silva. Ponta Grossa, Toda palavra, 2011.
________. Gênero e Espaço. In: AZEVEDO, Abreu de; MORAIS, Marcelo Alonso de (orgs). Ensino de geografia: novos temas para a geografia escolar. EDIÇÃO/ANO: 1a – 2014.
SILVA, M. V.; SANTOS, J. M. C.T. A BNCC e as implicações para o currículo da educação básica. In: Congresso Nacional da Diversidade, 1., 2018, Natal. Anais... Natal: Conadis, 2018. Disponível em . Acesso em: 27 ago. 2019.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Livros Didáticos de História e Geografia. Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura acadêmica, 2007
TONINI, Ivaine Maria. Identidades capturadas : gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros de Geografia Tese defendida na UFRGS.- Porto Alegre 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.