Conteúdos em disputa: o debate sobre mulheres nas resenhas dos guias de livros didáticos de geografia entre 2011-2021
Palavras-chave:
Guias dos Livros didáticos; Geografia; Gênero;Resumo
O objetivo deste artigo é identificar como a temática de gênero é apresentada nos guias de livros didáticos de Geografia, mais especificamente nas resenhas de cada uma das obras aprovadas e distribuídas para as escolas públicas de todo Brasil. As resenhas analisadas aqui constituem o Guia Oficial publicado pelo MEC, utilizado para orientar a escolha dos/as professores/as. Adotou-se como recorte temporal os guias publicados nos anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – e médio – 1º a 3º ano –, entre 2011 e 2021, oriundos da avaliação realizada no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Como processo metodológico de investigação e identificação, houve a definição de palavras-chave, que indicam a presença do tema. Nesse sentido, foram agrupadas em diferentes categorias para análise quantitativa e qualitativa, as seguintes palavras: gênero, mulher e feminino. Como resultado, percebemos uma fragilidade na exposição do tema, uma vez que a maior parte das resenhas não apresenta de forma objetiva o que se debate sobre mulheres nos conteúdos de Geografia, ou mesmo aponta a necessidade de complementação do tema.
Referências
BEAUVOIR, S. 1908-1986. O segundo sexo/ Simone de Beauvouir: tradução Sérgio Milliet - 2. ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BNCC
BOURDIEU, P. A Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 2002.
____________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989.
BRASIL. Presidência da República. Lei Maria da Penha. Lei N.°11.340, de 7 de agosto de 2006. Brasilia, DF.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: geografia – Brasília: Ministério da Educação básica. 2010. p.131
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2012: geografia – Brasília: Ministério da Educação básica. 2011, p.123
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2014: geografia – ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação básica. 2013, 144 p.
____________ Guia dos livros didáticos. PNLD 2015: geografia: ensino médio – Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica, 2014. 132p.
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2017: geografia – ensino fundamental. Anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da educação básica.Brasilia, DF, 2016, 132p.
____________ Guia de livros didáticos: PNLD 2018: geografia – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2017. 123p.
____________. PNLD 2020: apresentação – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019
____________. PNLD 2021: apresentação – guia de livros didáticos: projetos integradores e projeto de vida/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2020
____________. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 6 abr. 2017. Disponível em: Acesso em: 29 ago. 2019.
CANCIAN, N. Ministério tira ‘identidade de gênero’ e ‘orientação sexual’ da base curricular. Folha de S.Paulo, São Paulo, 6 abr. 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2019.
COSTA, Glauber Barros Alves & Dantas, Débora Nunes. O livro didático de geografia e as questões de gênero: algumas reflexões In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6, n. 11, p.323-340, jan./jun., 2016
COSTA, Glauber Barros Alves et al. Representação de gênero no livro didático de geografia: alguns apontamento. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 18, p. 211-227, jul./dez., 2019
DAVIS, A. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva/ Silvia Federici. Tradução ColetivoSycorax. São Paulo: Elefante, 2017
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1979. (O nascimento da medicina social. – pág. 46 a 56; O nascimento do hospital – pág. 99 a 111). (reimpressão, 2011).
_____________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis. Vozes. 1987. 288p.
HOOKS, B. 1952 - O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bellhooks; tradução Ana Luiza libânio - 4° ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2019.
MIGUEL, Luis Felipe. O feminismo e a política. In: MIGUEL, Luis Felipe & BIROLI, Flávia. Feminismo e política. São Paulo: Boitempo, 2014.
PONTUSCHK A, N. N.; (Orgs.).Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002
SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.
SANTOS, R. A; SANTOS, L. C. T. Gênero e Corporeidade. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero, v. 8, n. 1, p. 177-193, 2017. ISSN 21772886.
SANTOS, Renata Ramos dos.Relações sociais de gênero e raça: um estudo sobre livros didáticos de Geografia do 7º ano adotados pela rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,
Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2020.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica.Educação e Realidade, v. 16, n.2, Porto Alegre, jul./dez. 1990.Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667>.Acesso em: 28 abr.2020
SILVA, J. M. Interseccionalidades, gênero e sexualidades na análise espacial /organização Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Joseli Maria Silva. Ponta Grossa, Toda palavra, 2011.
________. Gênero e Espaço. In: AZEVEDO, Abreu de; MORAIS, Marcelo Alonso de (orgs). Ensino de geografia: novos temas para a geografia escolar. EDIÇÃO/ANO: 1a – 2014.
SILVA, M. V.; SANTOS, J. M. C.T. A BNCC e as implicações para o currículo da educação básica. In: Congresso Nacional da Diversidade, 1., 2018, Natal. Anais... Natal: Conadis, 2018. Disponível em . Acesso em: 27 ago. 2019.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Livros Didáticos de História e Geografia. Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura acadêmica, 2007
TONINI, Ivaine Maria. Identidades capturadas : gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros de Geografia Tese defendida na UFRGS.- Porto Alegre 2002.