v. 1 n. 58 (2022): Terra Livre

Edição completa

Capa

Sumário

  • Expediente e Sumário

    terralivre AGB
    i-viii
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2256

Editorial

  • Editorial

    Maria Clara Salim Cerqueira; Rachel Facundo Vasconcelos de Oliveira
    ix-x

Artigos

  • A expansão do agronegócio na microrregião de São João Del Rei-MG soja e trigo

    Jaqueline do Carmo Silva Gonzaga, Márcio Roberto Toledo
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2336
  • Novas frentes de mineração, transformações territoriais e conflitos socioambientais na Zona da Mata de Minas Gerais, Brasil

    Luiz Henrique Vieira, Claudio Luiz Zanotelli
    50-88
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2327
  • Saberes etnoecológicos pesqueiros sobre polvos e sururus no litoral sul do Espírito Santo

    Josilene Cavalcante Corrêa
    89-129
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2294
  • Luta por espaço no processo de urbanização em Santarém/PA: análise do bairro Vista Alegre do Juá

    Jacilene Cleice da Silva Rego, Maria Madalena de Aguiar Cavalcante
    130-159
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2331
  • urbanização difusa em Feira de Santana produção dispersa de condomínios e fragmentação socioespacial

    Elias Filipe Santos de Oliveira Neves, Janio Santos
    160-196
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2298
  • Migração e segregação o caso dos imigrantes haitianos em Curitiba

    Dieugo Pierre
    197-222
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2284
  • Análise temporal da temperatura e das chuvas a partir da técnica dos quantis aplicada às cidades de Rancharia-SP e Presidente Prudente - SP

    Gustavo Henrique Pereira da Silva, Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, Danielle Cardozo Frasca Teixeira
    223-250
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2318
  • Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos climáticos locais

    Darlan da Conceição Neves, Rafael Vinicius São José, Rogério Visquetti de Santana
    251-286
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2315
  • O cinema como forma de representar o espaço urbano e de construir imaginários geográficos

    Natielle Arantes
    287-311
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2286
  • Conteúdos em disputa: o debate sobre mulheres nas resenhas dos guias de livros didáticos de geografia entre 2011-2021

    Gabriel Siqueira Corrêa, Carolina da Silva Santos, Denize de Aguiar Xavier Sepulveda
    312-355
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2334
  • Ensino de geografia e a cidade: representações nos desenhos dos alunos da Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus Do Tocantins-Pará

    Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Jonatan Carneiro de Jesus, Dr Robson Alves dos Santos, Dr Marcus Vinicius Mariano de Souza
    356-382
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2267
  • O saber escolar nos primeiros anos da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1935-1944) um estudo a partir da Revista Geografia e do Boletim da AGB

    Maria Rita de Castro Lopes
    383-417
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2266
  • Educação para redução de riscos de desastres uma perspectiva da legislação educacional vigente no Brasil

    Letícia Rodrigues, Marcos Barreto de Mendonça, Anderson Mululo Sato
    418-441
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2264
  • Panorama da organização do MST por meio de materiais formativos: reflexões à práxis da educação ambiental crítica

    Rodrigo da Costa Caetano
    442-469
    DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2272

Documento