Estágio supervisionado em geografia a partir de contextos diferenciados de ensino

Autores

  • Mario Pires Simão Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)
  • Gabriel Siqueira Corrêa Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-1448-7791

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2023.3473

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, educação diferenciada, formação de professores

Resumo

Neste artigo iremos apresentar a experiência de estágio supervisionado, tendo como foco as questões que envolvam a educação diferenciada, ou seja, práticas associadas a distintas territorialidades como educação do campo e indígena, a educação não formal; as iniciativas de práticas culturais, e as agendas contemporâneas que têm ganhado espaço na escola, como o debate de raça e gênero. Assim, tem-se como objetivo identificar a potencialidade do estágio supervisionado enquanto um lugar de formação política e geográfica, a partir de um debate sobre educação diferenciada. Nessa direção, iremos relatar as práticas e possibilidades desse campo, a partir das experiências obtidas durante a docência em estágio supervisionado IV, disciplina ofertada pelo curso de graduação de Geografia, ofertado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores, tendo como recorte temporal as práticas desenvolvidas entre 2014 e 2023.

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Biografia do Autor

Gabriel Siqueira Corrêa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Gabriel Siqueira Corrêa é graduado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizou seu mestrado e doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense, e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Formação de Professores). Também faz parte do Programa de Pós Graduação em Geografia da UERJ/FFP, atuando tanto na linha de poder como na linha de ensino.Atualmente coordena o NETEN (Núcleo de estudos em Territorialidades negras e ensino de Geografia) debatendo os seguintes temas: Relações Raciais e Geografia; Lei 10.639/03; lutas quilombolas no Brasil e o Branqueamento do Território. 

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

PIRES SIMÃO, M. .; CORRÊA, G. S. Estágio supervisionado em geografia a partir de contextos diferenciados de ensino . Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 247–287, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2023.3473. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3473. Acesso em: 21 nov. 2024.

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