O “NOVO” ENSINO MÉDIO E A GEOGRAFIA ESCOLAR NO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3821Palavras-chave:
Reforma do ensino médio, Geografia Escolar, Políticas EducacionaisResumo
A presente pesquisa investiga o aprofundamento do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras, evidenciado pela implementação da Reforma do Ensino Médio (NEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo analisa o processo de implementação do NEM na Bahia e seus impactos na Geografia escolar, na formação do estudante e nas condições de trabalho dos professores. Para tanto realizou-se um levantamento teórico-conceitual sobre o avanço das políticas neoliberais na educação e suas implicações na Geografia escolar, a partir da Lei 13415/2017, e análise documental da legislação baiana período de 2020 a 2024. Os resultados evidenciam o apagamento da Geografia no Ensino Médio e a desvalorização do trabalho docente, resultando em sobrecarga e perda da autonomia dos professores.
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