OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Silvana Maria Pintaudi Geografia - UNESP Rio Claro

Palavras-chave:

Shopping-centers, valorização espaço urbano, Brasil

Resumo

O shopping-center é um empreendimento imobiliário e comercial que “permite” a reunião em um ou mais prédios contíguos, das mais variadas lojas de vendas a varejo, diferentes umas das outras não só pelos tipos de mercadorias que comerciam (ainda que a presença de várias lojas do mesmo ramo possibilite a compra por comparação), como também pela sua natureza (lojas de departamentos, supermercados, 'boutiques1, serviços, etc.). O objetivo de nosso trabalho é o de mostrar o significado desses centros comerciais no que concerne à transformação do aparelho comercial, bem como à transformação do espaço urbano. Entendemos que a materialização espacial desses empreendimentos é o resultado de uma combinação de tempo e lugar para a circulação de mercadorias, articulação que permite a reprodução do capital comercial, mas que permite também a reprodução do capital no setor imobiliário.   

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Pintaudi, S. M. (2017). OS SHOPPING-CENTERS BRASILEIROS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Boletim Paulista De Geografia, (65), 29–48. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/964

Edição

Seção

Artigos