Corporações e usos informacionais do território
uma análise da atuação das empresas de consultoria no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3571Palavras-chave:
Globalização, Planejamento corporativo, Planejamento territorialResumo
Os usos da informação na globalização têm se tornado cada vez mais presentes, impactando territórios e criando novos agentes na configuração do espaço. Destacam-se, entre eles, aqueles ligados ao uso intensivo da informação, tais como as empresas de consultoria e auditoria. Dentre elas, focamos em investigar o papel do grupo denominado de "Big Four". Tratam-se das quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo: PwC (antiga PricewaterhouseCoopers), Deloitte, EY (antiga Ernst & Young) e KPMG. Sua crescente influência abrange análises de mercado, formulação de estratégias de desenvolvimento regional, análise de banco de dados, assessoria em privatizações e outras funções que, se consideradas em seu conjunto, têm implicações profundas na divisão técnica, social e territorial do trabalho contemporâneo. A partir de análises quantitativas e qualitativas, investigamos a topologia dos escritórios das “Big Four” no Brasil e sua relação com os nós dinâmicos da rede urbana. É por meio da localização nos nós de maiores densidades técnicas que essas empresas conseguem comandar todo o território, tendo como efeito o controle de amplos circuitos espaciais produtivos. Portanto, as empresas de consultoria e tecnologia da informação contemporâneas são agentes-chave na criação de um novo mapa da geografia econômica global, moldando a maneira como as economias interagem. Os resultados da pesquisa mostram uma estreita relação entre a presença dessas empresas em cidades estratégicas e os fluxos informacionais e de gestão que circulam na rede urbana brasileira, assim como sua crescente importância nas articulações do planejamento territorial por meio de um uso corporativo do território.
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