Bacia do Alto Tietê: a montagem do sistema hidrelétrico de São Paulo e sua problemática

Autores

  • Odette Carvalho de Lima Seabra Geografia - FFLCH - USP

Palavras-chave:

Energia, Concessão de Serviços Públicos, Lobbies, Desapropriação.

Resumo

É possível compreender a cidade de São Paulo enquanto objetivação das estratégias das companies, empresas estrangeiras de serviços públicos que, a partir da segunda metade do Século XIX, operavam em regime de concessão, das quais, a Companhia Light foi expressão cabal; constituía uma poderosa presença associada às elites locais. A Companhia Light iniciou suas atividades com a finalidade de implantar transportes urbanos por bondes e logo se interessou pela produção de energia hidroelétrica em escala, este que foi o principal dos seus inúmeros negócios. Responsável pela montagem do sistema hidrelétrico de São Paulo, com a implantação das estruturas técnicas pelas quais instaurava um processo atualização tecnológica, a Light era admitida socialmente como a modernização em processo, portadora do ideário do progresso material. Pela natureza de suas atividades a Light foi um poderoso agente de produção do espaço.

Referências

BRANCO, Catulo. Energia Elétrica e Capital Estrangeiro no Brasil. São Paulo: Alfa Omega, 1975.

LEWINSON, Richard. Trustes e Cartéis, suas origens e influências na Economia Mundial. Porto Alegre: Editora Globo, 1945.

MAGDOFF, Harry. A Era do Imperialismo. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

MELO, Luiz Anhaia. O Problema Econômico dos Serviços de Utilidade Pública. Prefeitura do Município de São Paulo, 1940.

PINTO, Maria Inez M. Borges. Cotidiano e Sobrevivência: a vida do trabalhador pobre na cidade de São Paulo, 1890-1914. São Paulo: EDUSP,1995.

AB´SABER, Aziz Nassib. O Sitio Urbano de São Paulo. In A Cidade de São Paulo- Estudos de Geografia Urbana. Companhia Editora Nacional. São Paulo, 1956.

SAES, Alexandre M.. Conflitos do Capital. São Paulo: EDUSC, Editora da Universidade do Sagrado Coração de Jesus, 2010.

SAES, Flávio. A Grande Empresa de Serviços Públicos na Economia Cafeeira. São Paulo: Hucitec, 1986.

___________ “Café, indústria e eletricidade em São Paulo”. São Paulo: História & Energia. Eletropaulo, 1987.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os Meandros dos Rios nos Meandros do Poder. FFLCH, USP - Tese de doutoramento-1986. ( www.odseabrawordpress.com)

____________ Enchentes em São Paulo, culpa da Light? São Paulo: Revista Memória. Eletropaulo. 1986.

_____________Economia Política do Espaço: Reestruturação da Bacia do Alto Tietê. IN: CARLOS, A.F. e CARREIRAS, Carlos. Urbanização e Mundialização. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

PRCURADORIA GERAL. Abusos do Poder Econômico: Light e Estado da Guanabara. Rio de Janeiro. Revista de Direito, separata nº 8-1960.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Seabra, O. C. de L. (2018). Bacia do Alto Tietê: a montagem do sistema hidrelétrico de São Paulo e sua problemática. Boletim Paulista De Geografia, (100), 56–84. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1499