Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1738Resumo
Este artigo apresenta reflexões derivadas de um estudo que buscou analisar a possibilidade de jovens estudantes, em parceria com seus professores(as) de geografia, participarem da organização dos espaços físicos da escola em que estudam. A pesquisa, de caráter qualitativo e ancorada numa perspectiva interdisciplinar, incluiu a observação dos espaços de uma escola da rede particular de ensino de Erechim, RS, procedendo com a descrição da forma como estão organizados. Também foram realizados grupos de discussão com os estudantes, a fim de conhecer suas percepções sobre os espaços atuais da escola e as mudanças por eles idealizadas no que concerne à organização desses espaços. Os resultados obtidos indicam que estudantes e professores podem mobilizar, juntos, saberes e poderes capazes de interferir no modo de funcionamento da escola, no sentido de torná-la uma instituição mais democrática. Constatou-se que a abertura para espaços de diálogo entre os diferentes atores sociais que nela convivem é o motor desse processo, tão importante para a construção de opções de resistência e enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais que persistem em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.