Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica
Resumo
Este artigo apresenta reflexões derivadas de um estudo que buscou analisar a possibilidade de jovens estudantes, em parceria com seus professores(as) de geografia, participarem da organização dos espaços físicos da escola em que estudam. A pesquisa, de caráter qualitativo e ancorada numa perspectiva interdisciplinar, incluiu a observação dos espaços de uma escola da rede particular de ensino de Erechim, RS, procedendo com a descrição da forma como estão organizados. Também foram realizados grupos de discussão com os estudantes, a fim de conhecer suas percepções sobre os espaços atuais da escola e as mudanças por eles idealizadas no que concerne à organização desses espaços. Os resultados obtidos indicam que estudantes e professores podem mobilizar, juntos, saberes e poderes capazes de interferir no modo de funcionamento da escola, no sentido de torná-la uma instituição mais democrática. Constatou-se que a abertura para espaços de diálogo entre os diferentes atores sociais que nela convivem é o motor desse processo, tão importante para a construção de opções de resistência e enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais que persistem em nossa sociedade.
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