Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica

Autores

  • Aline Nadal Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Silvia Cristofoli Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este artigo apresenta reflexões derivadas de um estudo que buscou analisar a possibilidade de jovens estudantes, em parceria com seus professores(as) de geografia, participarem da organização dos espaços físicos da escola em que estudam. A pesquisa, de caráter qualitativo e ancorada numa perspectiva interdisciplinar, incluiu a observação dos espaços de uma escola da rede particular de ensino de Erechim, RS, procedendo com a descrição da forma como estão organizados. Também foram realizados grupos de discussão com os estudantes, a fim de conhecer suas percepções sobre os espaços atuais da escola e as mudanças por eles idealizadas no que concerne à organização desses espaços. Os resultados obtidos indicam que estudantes e professores podem mobilizar, juntos, saberes e poderes capazes de interferir no modo de funcionamento da escola, no sentido de torná-la uma instituição mais democrática. Constatou-se que a abertura para espaços de diálogo entre os diferentes atores sociais que nela convivem é o motor desse processo, tão importante para a construção de opções de resistência e enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais que persistem em nossa sociedade.  

Biografia do Autor

Aline Nadal, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pela UFFS e Professora de Geografia em escola da rede particular de ensino de Erechim/RS.

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Psicologia pela Usp. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde atual nos cursos de licenciatura em Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia, assim como no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciencias Humanas.

Maria Silvia Cristofoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Pela UFRGS. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de licenciatura.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

NADAL, A.; SILVA, I. M. M.; CRISTOFOLI, M. S. Jovens estudantes e seus professores de Geografia como agentes participativos na organização dos espaços escolares na educação básica. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 368–405, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1738. Acesso em: 28 mar. 2024.