Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS

Autores

Resumo

Em busca da integração entre a educação geográfica e comunidade pensou-se um projeto de pesquisa, ensino e extensão, com a intenção de trabalhar o sentimento de pertença a paisagem cultural de Silveira Martins, tendo como público com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Contudo observou-se a presença significativa da etnia africana no grupo de participantes, os quais não possuem referências básicas de sua cultura impressa na paisagem que identifica o município, assim, voltou-se o olhar para a representações sociais reveladas nos diários de campo desses. Para tal, a pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e assume características de um estudo de caso. A proposta se deparou com uma dialética entre a valorização das tradições locais como forma de resistência à homogeneização cultural ou contextualizar as formas de dominação da cultura dominante de Silveira Martins.

Biografia do Autor

Ana Carla Lenz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA -UFSM

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2017). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Geografia), como bolsista de Iniciação à docência no período de 2014/2016. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM), no período de 2016/2017. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM). E-mail: anacarlalenz@gmail.com

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Participou do grupo de pesquisa Ciências ambientais em engenharia da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental ambos da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Cesar De David, UFSM

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Université du Maine - Le Mans (França). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (1995). Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em geografia agrária, atuando nos seguintes temas: Territorialidades rurais, agricultura familiar e educação do campo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem da UFSM Silveira Martins.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

LENZ, A. C.; BATISTA, N. L.; DE DAVID, C. Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 406–425, 2020. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1706. Acesso em: 29 mar. 2024.