Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2019.1706

Abstract

Em busca da integração entre a educação geográfica e comunidade pensou-se um projeto de pesquisa, ensino e extensão, com a intenção de trabalhar o sentimento de pertença a paisagem cultural de Silveira Martins, tendo como público com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Contudo observou-se a presença significativa da etnia africana no grupo de participantes, os quais não possuem referências básicas de sua cultura impressa na paisagem que identifica o município, assim, voltou-se o olhar para a representações sociais reveladas nos diários de campo desses. Para tal, a pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e assume características de um estudo de caso. A proposta se deparou com uma dialética entre a valorização das tradições locais como forma de resistência à homogeneização cultural ou contextualizar as formas de dominação da cultura dominante de Silveira Martins.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carla Lenz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA -UFSM

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, RS. Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS. (2017). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID Geografia), como bolsista de Iniciação à docência no período de 2014/2016. Integrante do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA/UFSM), no período de 2016/2017. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET/UFSM). E-mail: anacarlalenz@gmail.com

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES). Professora de Geografia (Anos Finais) na Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM) em Licença de Interesse Particular (Portaria nº 1586/SMG de 19 de julho de 2019). Participou do grupo de pesquisa Ciências ambientais em engenharia da Universidade Franciscana (2014 e 2015), do Laboratório de Cartografia e dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários e Geotecnologias aplicadas à análise ambiental ambos da UFSM (2014 a 2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PROBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, no Centro Universitário Franciscano (2011 a 2013). Foi Supervisora do PIBID, Subprojeto Geografia - UFSM (2018 a 2019). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Educação Ambiental; Geotecnologias e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na Educação; Multiletramentos, Multimodalidade e Contemporaneidade; Formação de Professores; Educação Popular; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; Geografia Agrária; e Geografia Cultural.

Cesar De David, UFSM

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com Pós-doutorado pela Université du Maine - Le Mans (França). Mestre em Geografia pela UNESP - Rio Claro (1995). Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Geografia Humana, com ênfase em geografia agrária, atuando nos seguintes temas: Territorialidades rurais, agricultura familiar e educação do campo. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem da UFSM Silveira Martins.

Published

2020-03-02

How to Cite

LENZ, A. C.; BATISTA, N. L.; DE DAVID, C. Paisagem, pertencimento e escola: entrelaçando caminhos pedagógicos e culturais em Silveira Martins/RS. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 53, p. 406–425, 2020. DOI: 10.62516/terra_livre.2019.1706. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/1706. Acesso em: 24 nov. 2024.