TRANSFORMANDO A GEOGRAFIA HUMANA

ADOTANTO A AFROCENTRICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3854

Palavras-chave:

Geografia humana, afrocentricidade, saber africano, transformação, quadro metodológico.

Resumo

Reexaminar o que constitui o conhecimento válido e qual conhecimento é produzido e utilizado são as principais áreas de foco na relação da transformação da agenda no ensino superior. Esse artigo examina criticamente tais aspectos na relação da disciplina da geografia, com um foco especial na geografia humana, que é influenciada substancialmente pelas ciências humanas e sociais. O artigo usa especificamente a Afrocentricidade como um quadro metodológico e conceitual para informar a transformação da geografia humana e fornecer insight sobre como centralizar experiências e contextos Africanos no ensino e pesquisa em geografia humana. O artigo tem duas seções principais. A primeira seção realiza uma reconsideração crítica da geografia humana no contexto de transformação. A próxima seção examina especificamente o papel da pesquisa geográfica no avanço do saber [scholarship] Africano. O artigo conclui que a Afrocentricidade fornece um quadro útil para criticar categorias e conceitos geográficos aceitos e amplamente utilizados; repensando assim o que os geógrafos fazem e as implicações disso de uma perspectiva Africana centrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Geografia Universidade Federal Fluminense (IEAR), Professora da Pós-graduação em Gestão de Territórios e Saberes - IEAR (Teresa) e Professora Colaboradora da especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA). Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2013, 2014). Possui Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, pela Universidade Federal da Bahia. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente desenvolve pesquisas e trabalhos profissionais nas áreas de Assistência Técnica, Geografia Agraria; Comunidades tradicionais, Comunidades tradicionais quilombolas, Comunidades tradicionais pesqueiras, Geografia Africana, Geografia das áreas costeiras, Cartografia étnica, Cartografia social, Afrocentricidade, Pensamento afro-brasileiro; Modelo minerário brasileiro e seus conflitos em comunidades rurais. Pesquisadora da Rede Nova Cartografia Social e da Fundação Getúlio Vargas - Mapas da (In) Justiça.

Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas Monteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Adjunto na área de Geografia Humana da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (POSGEO/UFF), na linha de pesquisa de Ordenamento Territorial Urbano-Regional e no eixo de Território, Política e Movimentos Sociais (2024). Mestre em Geografia pelo mesmo programa (2017). Graduado no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores, na categoria de licenciatura plena (2014). Foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB) da UEMG-Carangola. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Território, Ações Coletivas e Justiça (NETAJ/UFF). Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Territorialidades Negras e Ensino de Geografia (NETEN - UERJ/FFP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando nas linhas de Formação Territorial do Brasil, Teoria Regional e Regionalização, Movimentos Sociais e Geografia; Territorialidades Negras e Quilombos, Movimento Negro, Povos e Comunidades Tradicionais, Ações afirmativas na educação e no ensino superior; Educação Popular; Ensino de Geografia; Racismo e Antirracismo; Educação e Relações Étnico-raciais. Foi presidente da Comissão de Heteroidentificação local da UEMG-Carangola. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) da Prefeitura de Carangola. Atuou como 2 Secretário do COMPIR na gestão 2022-2024. Associado à Associação de Geógrafos/as Brasileiros (AGB) - Seção Local Niterói e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as (ABPN). Aualmente faz parte do coletivo que coordena e mobiliza o Pré-vestibular Social Ilê Èkó (IEAR/UNEAFRO).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011, 9 p

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricity. New Jersey: Africa World Press, 1988.

________. Kemet, Afrocentricity and Knowledge. New Jersey: Africa World Press, 1992.

________. Malcolm X as Cultural Hero and Other Afrocentric Essays. New Jersey: Africa World Press, 1993.

________. The Africancentric Idea. Philadelphia: Temple University Press, 1998.

________. Afrocentricity and the Decline of Western Hegemonic Thought: A Critique of Eurocentic Theory and Practice. In: CHRISTIAN, M (ed): Black Identity in the 20th Century. London: Hansib Publications, 2002.

________. An Afrocentric Manifesto: Towards an African Renaissance. Cambridge and Malden: Polity Press, 2007.

BANGURA, Abdul Karim. From Diop to Asante: Conceptualising and Contextualising the Afrocentric Paradigm. The Journal of Pan African Studies, v. 5, n. 1, p.103-125, 2012.

BASSA, H, U Bob & S Munien. Gender and Land use in KwaZulu-Natal, South Africa. In Oberhauser, AM & I Johnston-Anumonwo (eds): Global, 2014 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203076392-7

BLAUT, JM. The Coloniser’s Model of the World: Geographical Diffusionism and Eurocentric History. New York: The Guilford Press, 1993.

BOB, U, S Bronkhorst & S Sala. Conceptual and Theoretical Considerations for Conflict-sensitive Climate Change Adaptation in Africa. In Bob U & S Bronkhorst S (eds): Conflict-sensitive Adaptation to Climate Change in Africa. Berlin: BWV – Berliner WissenschaftsVerlag, 2014.

BOYD, R 2014. African American Disproportionality and Disparity in Child Welfare: Toward a Comprehensive Conceptual Framework. Children and Youth Services Review 37:15-27, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2013.11.013

BRADLEY, M. The Iceman Inheritance: Prehistoric Sources of Western Man’s Racism, Sexism and Aggression. New York: Kayode Publications, 1991.

BROWN, O, A Hammilla & R McLeman. Climate Change as the ‘New’ Security Threat: Implications for Africa. International Affairs 83,6: 1141–1154, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2346.2007.00678.x

CASSISY, T. Environmental Psychology: Behaviour and Experience in Context. East Sussex: Psychology Press LtD, 1997.

CASTREE, N. Place: Connections and Boundaries in an Interdependent World. In Clifford, NJ, SL Holloway, SP Rice & G Valentine (eds): Key Concepts in Geography. London: SAGE, 2009.

DANIEL, JB & TB Lowe. Social Work Students’ Acceptance of Afrocentricy into the Social Work Curriculum. Fort Valley State University Journal of Teaching, Leaning, and Scholarship 1,1:1-15, 2014.

DEAR, M & J Wolch. How Territory Shapes Social Life. In Wolch, J & M Dear (eds): Power of Geography: How Territory Shapes Social Life. New York: Routledge, 2014.

DEI, GJS. The Role of Afrocentricity in the Inclusive Curriculum in Canadian Schools. Canadian Journal of Education 22,2:170-186, 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/1495088

DE VERTEUIL, G. Where has NIMBY Gone in Urban Social Geography? Social and Cultural Geography 14,6:599-603, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/14649365.2013.800224

DRIVER, F. Geographical Traditions: Re-thinking the History of Geography. Transactions of the Institute of British Geographers 4:403-404, 1995.

ECK, K & L Hultman. One-sided Violence against Civilians in War. Journal of Peace Research 44,2:233-246, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/0022343307075124

GILLEY, B. The End of the African Renaissance. The Washington Quarterly 33,4:87-101, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/0163660X.2010.516612

GLASMEIER, AK. An Atlas of Poverty in America: One Nation Pulling Apart, 1960-2003. New York: Routledge, 2006.

GLEDITSCH, NP. Whither the Weather? Climate Change and Conflict. Journal of Peace Research 49,1:3-9, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0022343311431288

GRAHAM, M. Social Work and African-Centred Worldviews. Birmingham: Venture Press, 2001.

HANSON, S 2004. Who Are ‘We’? An Important Question for Geography’s Future. Annals of the Association of American Geographers 94,4:715-722, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8306.2004.00425.x

HOOVER, K & T Donovan. The Elements of Social Scientific Thinking. Belmont, CA: Wadsworth, 2004.

IBRAHIM, Ho. Traditional Knowledge of Indigenous People in the Face of Climate Change: Adaptation of Nomadic Pastoralist in Chad. In New Voices, Different Perspectives. Proceedings of the Africa Adapt Climate Change Symposium 2011. Sussex: Institute of Development Studies, 2011.

INCE, L. Kinship Care: An Afrocentric Perspective. PhD Thesis submitted to the University of Birmingham. Intergovernmental Panel on Climate Change 2007. Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge and New York: Cambridge University PresS, 2009.

KARENGA, M. Black Studies and the Problematic of a Paradigm: The Philosophical Dimension. Journal of Black Studies 18,4:395-414, 1988. DOI: https://doi.org/10.1177/002193478801800401

KETO, CT. The African Centred Perspective of History: An Introduction.New Jersey: K.A. Publications, 1991.

KITCHEN, R & N Tate. Conducting Research in Human Geography: Theory, Methodology and Practice. New York: Routledge, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315841458

KNOX, P, J Agnew & L McCarthy. The Geography of the World Economy. 6th Edition. New York: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203775189

LALAND, K & G Brown. Sense and Nonsense: Evolutionary Perspectives on Human Behaviour. New York: Oxford University Press, 2011.

LITTLE, AW & GREEN, A. Successful Globalisation, Education and Sustainable Development. International Journal of Educational Development 29:166-174, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2008.09.011

LIU, W. Research in Human Geography: Getting Closer to Society, Industry and the State. Asian Geographer 1-6. doi:10.1080/10225706. 2014.942946, 2014.

MARTIN, WG. South Africa and the World Economy: Remaking Race, State, and Region. Rochester: University of Rochester Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1515/9781580467933

MCGEE, TG. Eurocentrism and Geography: Reflections on Asian Urbanisation. In Crush, J (ed): Power of Develompmet. New York: Routledge, 1995.

MOHANTY, Chandra. Cartographies of Struggle: Third World Women and the Politics of Feminism. In Mohanty, CT, A Russo & L Torres (eds): Third World Women and the Politics of Feminism. Indianapolis: Indiana University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.2979/3150.0

MONTEIRO-FERREIRA,, A. The Demise of the Inhuman: Afrocentricity, Modernism, and Postmodernism. Albany: SUNY Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1353/book32766

MURPHY, A. Strategic Directions for Geography: Lessons from the U.S. National Academies Understanding the Changing Planet. Asian Geographer 1-7. doi: 10.1080/10225706.2014.942945, 2014 DOI: https://doi.org/10.1080/10225706.2014.942945

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Understanding the Changing Planet: Strategic Directions for the Geographical Sciences. Washington, DC: National Academy Press, 2010.

OBAMA, B. The Audacity of Hope: Thoughts on Reclaiming the American Dream. Edinburgh: Conongate Books Limited, 2007.

OUTERBRIDGE, D. The Social and Historical Construction of Black Bermudian Identities: Implications for Education. PhD Thesis submitted to the University of Toronto, 2013.

PELLEBON, D. Is Afrocentricity Marginalised in Social Work Education? A Survey of HBSE Instructors. Journal of Human Behaviour in the Social Environment 22,1:1-19, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/10911359.2011.588573

PRUNIÉR, G. Darfur: The Ambiguous Genocide. New York: Ithaca University Press, 2007.

RODGERS-ROSE, L. The African-American Women and the Continued Feminisation of Poverty. In Aldridge, DP & L Rogers-Rose (eds): River of Tears: The Politics of Black Women’s Health. New Jersey: Traces Publishing, 1993.

SIDAWAY, J. The (Re) making of Western ‘Geographical Tradition’: Some Missing Links. Area 29,1:72-80, 1997. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-4762.1997.tb00008.x

SMITH, L. An Afrocentric Manifesto: A Book Review. The Journal of Pan African Studies 2,7:87-89, 2008.

THOMPSON, D & THOMPSON, J. Afrocentric Schools and the Politics of invisibility. The Ardent Review 1:45-49, 2008.

VARRÓ, K. Making (More) Sense of Political-economic Geographies of Continuity and Change: Dialogue Across Ontological Divides. Progress in Human Geography 1-21. DOI: 10.1177/0309132514521480, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0309132514521480

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

CORDEIRO, Paula Regina; MONTEIRO, Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas. TRANSFORMANDO A GEOGRAFIA HUMANA: ADOTANTO A AFROCENTRICIDADE. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 64, p. 735–768, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2025.3854. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3854. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Traduções