A GEOGRAFIA QUE SE LEVANTA CONTRA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO E O DESMONTE EPISTEMOLÓGICO

NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO DA AGB E ANPEGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3669

Palavras-chave:

ANPEGE, AGB, Reformas Curriculares Neoliberais, DCNs

Resumo

Este texto é desdobramento da exposição oral na mesa “A Formação em Geografia ante a desprofissionalização e o desmonte epistemológico. O que fazer?” do VIII Congresso Brasileiro de Geografia (julho de 2024, USP - São Paulo). Apresenta uma síntese do contexto educacional contemporâneo e registra resistências da comunidade geográfica frente às reformas curriculares neoliberais, com enfoque na atuação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Geografia. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Estadual de Goiás.

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Fontes eletrôncias:

Acesso às cartas produzidas pela AGB, citadas no texto:

https://agb.org.br/documentos-2/dcns

Acesso à carta e nota produzida pela ANPEGE, citadas no texto:

https://www.anpege.ggf.br/documento.php?id=74

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

OLIVEIRA MARQUES, A. C. A GEOGRAFIA QUE SE LEVANTA CONTRA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO E O DESMONTE EPISTEMOLÓGICO : NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO DA AGB E ANPEGE. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 242–266, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3669. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3669. Acesso em: 24 mar. 2025.