“Eu vou contar pra vocês..." - A arte de Luiz Gonzaga e a Geografia do Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.596

Resumo

O referido texto está inserido nos objetivos dos projetos Dialog e Geomúsica, que contemplam propostas de formação em Geografia, pela inserção de práticas de ensino e de aprendizagem inovadoras, no contexto da universidade e no âmbito da formação docente, bem como na escola de educação básica. Nesse sentido, tal trabalho vem propiciar a discussão em relação à formação do futuro docente em Geografia, além de apresentar e discutir possibilidades exitosas de novas práticas, no ensino básico, que contribuam para renovadas leituras do mundo. Assim, nessa busca por um ensino e aprendizagem autônomos e reflexivos, concebemos que a linguagem musical pode proporcionar o trabalho de conceitos e temas da Geografia, a partir do entrelaçamento dos conteúdos curriculares geográficos com as letras de músicas e vice-versa, tornando, assim, o aprender e o ensinar Geografia mais lúdico, prazeroso e dinâmico. Nessa perspectiva, as músicas de Luiz Gonzaga, por tornar visíveis e discutir a realidade nordestina: física/geográfica, econômica, social, política, ambiental e cultural, tornam-se importantes recursos didático-pedagógicos para se ensinar e aprender Geografia, fazendo outras e novas leituras do mundo/realidade.

 

Palavras-Chave: Ensino de Geografia. Música. Luiz Gonzaga. Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanilton Ribeiro de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Assistente do Colegiado de Geografia do DCH CAMPUS V - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, ministra aulas de Estágio Supervisionado em Geografia. Professor do Ensino Médio Estadual (SEC/BA) do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves/BA.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

PORTUGAL, J. F.; DE SOUZA, H. R. “Eu vou contar pra vocês..." - A arte de Luiz Gonzaga e a Geografia do Nordeste brasileiro. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 201–235, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.596. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/596. Acesso em: 6 nov. 2024.