O saber escolar nos primeiros anos da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1935-1944)
um estudo a partir da Revista Geografia e do Boletim da AGB
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2022.2266Palavras-chave:
AGB, Saber escolar, periódicos.Resumo
A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), em 1934, surgiu logo após a fundação do primeiro curso de licenciatura em Geografia no Brasil, na Universidade de São Paulo. Enquanto uma comunidade científica, a AGB não se limitou apenas à produção de pesquisas acadêmicas, atuou como um agente externo à escola, com o objetivo de influenciar no saber escolar. A pesquisa realizou uma compreensão histórica de como a AGB buscou forjar o saber escolar de 1935-1944. As principais fontes documentais foram os periódicos Geografia e Boletim da AGB, produzidos pela própria entidade. Para a análise historiográfica, utilizou-se como referencial teórico Ivor Goodson, no que concerne aos seus estudos de caráter sócio-histórico do saber escolar e Horácio Capel para compreender a história das associações científicas. A associação estrategicamente sabia da importância da escola como um lugar de transmissão do conhecimento, que contribuiria para uma ruptura epistemológica na Geografia desenvolvida no Brasil.
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