Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”

Autores

  • Waldiney Gomes Aguiar Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio

Palavras-chave:

Conhecimento, geografia, ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Aguiar, W. G. (2018). Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”. Boletim Paulista De Geografia, 99, 52–73. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1466