A cartografia escolar e a elaboração de mapas mentais na educação de jovens e adultos: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Rosangela Lurdes Spironello Departamento de Geografia Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Cartografia escolar, mapas mentais, pensamento espacial, lugar, problemas urbanos.

Resumo

o presente artigo tem como objetivo, investigar como a cartografia escolar pode através apropriação dos conceitos geográficos, promover a desacomodação e a autonomia do educando, na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva da Teoria histórico-cultural de Vigotski, por se entender que a leitura da realidade se dá num processo de interligação entre os conhecimentos sistematizados e da vida cotidiana. A intervenção a partir da observação e elaboração dos mapas mentais foi realizada com alunos da EJA do 3º ano do ensino médio, alunos estes, funcionários da Companhia de urbanização de Goiânia-GO. Como resultado, a partir dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, trazendo à luz o conceito de lugar, tendo a cidade como locus de relações sociais e os problemas urbanos, pode-se perceber que os alunos, ao entrarem em contato com a elaboração dos mapas mentais, foram construindo e desconstruindo saberes e conhecimentos, mobilizados pelo pensamento espacial. Essa articulação a partir dos conhecimentos sistematizados e do cotidiano mostrou que a construção dos saberes geográficos se torna potencializadora, quando parte da realidade do aluno e quando este participa ativamente do processo de construção do conhecimento. Os mapas mentais sobre os problemas urbanos de Goiânia refletiram a importância da inserção da cartografia escolar no processo de ensino-aprendizagem em geografia.

Referências

ALMEIDA, Rôsangela Doin de. Cartografia escolar. 1ª ed., 1ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2008.

ANTUNES, Celso. Geografia para a Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis, Vozes, 2012.

BENTO, Izabella Peracini. Os jovens escolares e suas espacialidades: a construção de conceitos, a mediação didática e a potencialidade do lugar. In: Assis Paula, Flávia Maria; Cavalcanti, Lana de Souza; Pires, Lucineide Mendes (org). Os jovens e suas espacialidades. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

____________________. O ensino de Geografia na escola. São Paulo: Papirus, 2012.

____________________. Jovens escolares e sua geografia: práticas espaciais e percepções no/do cotidiano. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; CHAVEIRO, Eguimar Felício; PIRES, Lucimar Mendes (org). A cidade e seus jovens. Goiânia: ed., da PUC Goiás, 2015.

DI MAIO, Angélica Carvalho. Ensinar cartografia no século XXI o desafio continua. In: Conversações com a cartografia escolar: para quem e para que. AGUIAR, Lígia Maria Brochado de; SOUZA, Carla Jussélia de Oliveira. São João Del-Rei: UFSJ, 2016.

GONZÁLEZ, Abel Gustavo Garay e MELLO, Maria Aparecida. Vigotsky e a teoria histórico-cultural: bases conceituais marxistas. Cadernos da Pedagogia. São Carlos: Ano 7 v.7 n.14, p. 19-33, jan-jun 2014.

JARDILINO, José Rubens Lima; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. 1ª ed., São Paulo: Cortez, 2014.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e Cognitivo do mapa. São Paulo: USP, 1978.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e Cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rôsangela Doin de. Cartografia escolar. 1ª ed., 1ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2008.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. 1ª edição, São Paulo: Cortez, 2012.

PIRES, Lucineide Mendes; ALVES, Adriana Olivia. Revisitando os conceitos geográficos e sua abordagem no ensino. In: Desafios da Didática de geografia. Goiânia: Ediotra da PUC Goiás, 2013.

RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SEEMANN, Jörn. Histórias da Cartografia, Imersão em Mapas e Carto-Falas: métodos para estudar culturas cartográficas. In: CAZETTA, Valéria. OLIVEIRA JR. Wenceslao M. (orgs.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.

SOUZA, José Gilberto de.; KATUTA, Ângela Massumi. Geografia e conhecimentos cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

TIESSEN, Juarez da Silva. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino: In: Geografia Ensino & Pesquisa. Santa Maria: v. 15, n.1, jan./abr. 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-07

Como Citar

Spironello, R. L. (2018). A cartografia escolar e a elaboração de mapas mentais na educação de jovens e adultos: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Boletim Paulista De Geografia, 99, 213–230. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1477