A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3840Palavras-chave:
Criança, Lei 10.639/2003, Sociedade, RacismoResumo
Este artigo tem por objetivo levantar discussões a respeito da promulgação da Lei 10.639 de 2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Educação Básica, oficiais e particulares, com o intuito de corrigir uma realidade historicamente construída “marcada por posturas subjetivas e objetivas de preconceito, racismo e discriminação aos afrodescendentes, que, historicamente, enfrentam dificuldades para o acesso e a permanência nas escolas” (BRASIL, 2004, p. 7). Com base em um referencial bibliográfico voltado para o tema, este trabalho traz algumas discussões sobre as dificuldades e as necessidades de implementação da referida lei pelas escolas, além de apontar a importância de um ensino que contribua para a promoção de uma sociedade menos racista e discriminatórias desde a Educação Infantil.
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