É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO

CONVERSAS SOBRE ESPAÇO, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3823

Palavras-chave:

Diálogo, Reflexão, Docência

Resumo

Do convite provém o diálogo. É desse modo que a proposta para escrita deste artigo aparece, como impeto do diálogo entre professores. Um diálogo que se inicia falando sobre tempo e vai se aprofundando nas aflições e esperanças daqueles que circundam o chão da escola, de uma geografia do cansaço que atravessa e é atravessada pelos docentes que a realizam cotidianamente. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor reflexões acerca da experiência e formação em Geografia a partir da troca de e-mails realizada por docentes. É em Larrosa, Heidegger, Freire entre outros autores que os docentes/autores incorporam a realidade à reflexão, apontando o cansaço, a pressa e o excesso de obrigações como modus de perda de uma geografia vivida e poética. O caminho da experiência desponta como possibilidade, como modo de pausa, de respiro para ver o mundo e se ver nesse mundo. De escrita livre, mas encorpada de referências, o artigo finaliza em um suspiro de esperança, em uma sexta-feira, que vai além dos dias da semana e desvela um recomeço, dos múltiplos possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Costa Aguiar, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Larissa Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

AGUIAR, F. C. Mesmo exaustos, continuamos-sendo: um enfoque fenomenológico da resiliência docente. Geograficidade, v. 14, n. 1, p. 137-150, 2024.

AGUIAR F. C. Entre fios de exaustão, laços de resiliência: narrativas de professores no Facebook. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes.

AGUIAR, F. C.; FREITAS, A. Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional. Revista Contemporânea de Educação. v. 18, n. 43, 2023.

AZEVEDO, J. G. de. De “abobrinhas” a “troca de figurinhas”. In: AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (orgs.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BERNARDES, A.; AGUIAR, F. C.; FRIGÉRIO, R. C. Da sequela docente à querela epistemológica: o ensinar cansado de uma Geografia enferma. Perspectiva, v. 40, n. 4, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84002

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADAMER, H. Educação é educar-se. Educação UNISINOS, Vol. 5, n, 8, p. 13-28, 2001.

HAN, B. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Edições 70, Lda. Lisboa / Portugal. 1977.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

HOLZER, W. Mundo e Lugar: ensaio de geografia fenomenológica. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 281- 304.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 nº19.

LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes; João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Revista Pensar Geografia. Chamada Dossiê “Espaço, experiência e formação em Geografia” . Instagram, 11 de abril de 2024. Disponível em: www.instagram.com/p/C5oi6XEvpC1/. Acesso em: 25 de maio de 2024.

SENNA, H. A última entrevista de Graciliano Ramos. Jornal Opção, 07 out. 2012. Originalmente publicado na Revista do Globo, nº 473, 18 dez. 1996.

SÊNECA, ca. 4a. C. - 65 d. C. Sobre a brevidade da vida & Sobre o ócio: diálogos estócios sobre o tempo. Trad. Renata Cazarini de freitas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. (Coleção Vozes de Bolso).

VALLADARES, M.; FRIGÉRIO, R. Conversas sobre aprender e ensinar Geografia: Desatar fios em rede para enfrentar desafios.. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 17, n. 2, 2015.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

AGUIAR, Felipe Costa; OLIVEIRA, Larissa Alves de; MOURA, Jeani Delgado Paschoal. É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO: CONVERSAS SOBRE ESPAÇO, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 64, p. 688–713, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2025.3823. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3823. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Diálogos