It's all a matter of time
Conversations about space, experience and formation in Geography
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3823Keywords:
Dialogue, Reflection, TeachingAbstract
From the invitation comes dialogue. This is how the proposal for writing this article appears, as an impetus for dialogue between teachers. A dialogue that begins by talking about time and goes deeper into the afflictions and hopes of those who surround the school floor, a geography of tiredness that crosses and is crossed by the teachers who carry it out on a daily basis. Therefore, this article aims to propose reflections on experience and training in Geography based on the exchange of emails carried out by teachers. It is in Larrosa, Heidegger, Freire among other authors that teachers/authors incorporate reality into reflection, pointing out tiredness, rush and excess obligations as a way of losing a lived and poetic geography. The path of experience emerges as a possibility, as a way of pausing, of breathing to see the world and see oneself in that world. Freely written, but full of references, the article ends in a sigh of hope, on a Friday, which goes beyond the days of the week and reveals a new beginning, of the multiple possible ones.
Downloads
References
AGUIAR, F. C. Mesmo exaustos, continuamos-sendo: um enfoque fenomenológico da resiliência docente. Geograficidade, v. 14, n. 1, p. 137-150, 2024.
AGUIAR F. C. Entre fios de exaustão, laços de resiliência: narrativas de professores no Facebook. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes.
AGUIAR, F. C.; FREITAS, A. Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional. Revista Contemporânea de Educação. v. 18, n. 43, 2023.
AZEVEDO, J. G. de. De “abobrinhas” a “troca de figurinhas”. In: AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (orgs.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
BERNARDES, A.; AGUIAR, F. C.; FRIGÉRIO, R. C. Da sequela docente à querela epistemológica: o ensinar cansado de uma Geografia enferma. Perspectiva, v. 40, n. 4, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84002
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GADAMER, H. Educação é educar-se. Educação UNISINOS, Vol. 5, n, 8, p. 13-28, 2001.
HAN, B. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Edições 70, Lda. Lisboa / Portugal. 1977.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
HOLZER, W. Mundo e Lugar: ensaio de geografia fenomenológica. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 281- 304.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 nº19.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes; João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Revista Pensar Geografia. Chamada Dossiê “Espaço, experiência e formação em Geografia” . Instagram, 11 de abril de 2024. Disponível em: www.instagram.com/p/C5oi6XEvpC1/. Acesso em: 25 de maio de 2024.
SENNA, H. A última entrevista de Graciliano Ramos. Jornal Opção, 07 out. 2012. Originalmente publicado na Revista do Globo, nº 473, 18 dez. 1996.
SÊNECA, ca. 4a. C. - 65 d. C. Sobre a brevidade da vida & Sobre o ócio: diálogos estócios sobre o tempo. Trad. Renata Cazarini de freitas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. (Coleção Vozes de Bolso).
VALLADARES, M.; FRIGÉRIO, R. Conversas sobre aprender e ensinar Geografia: Desatar fios em rede para enfrentar desafios.. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 17, n. 2, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Felipe Costa Aguiar, Larissa Alves de Oliveira, Jeani Delgado Paschoal Moura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença 
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.







