É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO
CONVERSAS SOBRE ESPAÇO, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2025.3823Palavras-chave:
Diálogo, Reflexão, DocênciaResumo
Do convite provém o diálogo. É desse modo que a proposta para escrita deste artigo aparece, como impeto do diálogo entre professores. Um diálogo que se inicia falando sobre tempo e vai se aprofundando nas aflições e esperanças daqueles que circundam o chão da escola, de uma geografia do cansaço que atravessa e é atravessada pelos docentes que a realizam cotidianamente. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor reflexões acerca da experiência e formação em Geografia a partir da troca de e-mails realizada por docentes. É em Larrosa, Heidegger, Freire entre outros autores que os docentes/autores incorporam a realidade à reflexão, apontando o cansaço, a pressa e o excesso de obrigações como modus de perda de uma geografia vivida e poética. O caminho da experiência desponta como possibilidade, como modo de pausa, de respiro para ver o mundo e se ver nesse mundo. De escrita livre, mas encorpada de referências, o artigo finaliza em um suspiro de esperança, em uma sexta-feira, que vai além dos dias da semana e desvela um recomeço, dos múltiplos possíveis.
Downloads
Referências
AGUIAR, F. C. Mesmo exaustos, continuamos-sendo: um enfoque fenomenológico da resiliência docente. Geograficidade, v. 14, n. 1, p. 137-150, 2024.
AGUIAR F. C. Entre fios de exaustão, laços de resiliência: narrativas de professores no Facebook. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes.
AGUIAR, F. C.; FREITAS, A. Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional. Revista Contemporânea de Educação. v. 18, n. 43, 2023.
AZEVEDO, J. G. de. De “abobrinhas” a “troca de figurinhas”. In: AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (orgs.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
BERNARDES, A.; AGUIAR, F. C.; FRIGÉRIO, R. C. Da sequela docente à querela epistemológica: o ensinar cansado de uma Geografia enferma. Perspectiva, v. 40, n. 4, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84002
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GADAMER, H. Educação é educar-se. Educação UNISINOS, Vol. 5, n, 8, p. 13-28, 2001.
HAN, B. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Edições 70, Lda. Lisboa / Portugal. 1977.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
HOLZER, W. Mundo e Lugar: ensaio de geografia fenomenológica. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de. (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 281- 304.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 nº19.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes; João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Revista Pensar Geografia. Chamada Dossiê “Espaço, experiência e formação em Geografia” . Instagram, 11 de abril de 2024. Disponível em: www.instagram.com/p/C5oi6XEvpC1/. Acesso em: 25 de maio de 2024.
SENNA, H. A última entrevista de Graciliano Ramos. Jornal Opção, 07 out. 2012. Originalmente publicado na Revista do Globo, nº 473, 18 dez. 1996.
SÊNECA, ca. 4a. C. - 65 d. C. Sobre a brevidade da vida & Sobre o ócio: diálogos estócios sobre o tempo. Trad. Renata Cazarini de freitas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. (Coleção Vozes de Bolso).
VALLADARES, M.; FRIGÉRIO, R. Conversas sobre aprender e ensinar Geografia: Desatar fios em rede para enfrentar desafios.. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 17, n. 2, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Costa Aguiar, Larissa Alves de Oliveira, Jeani Delgado Paschoal Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença 
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.

A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.







