A GEOGRAFIA QUE SE LEVANTA CONTRA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO E O DESMONTE EPISTEMOLÓGICO

NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO DA AGB E ANPEGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3669

Palavras-chave:

ANPEGE, AGB, Reformas Curriculares Neoliberais, DCNs

Resumo

Este texto é desdobramento da exposição oral na mesa “A Formação em Geografia ante a desprofissionalização e o desmonte epistemológico. O que fazer?” do VIII Congresso Brasileiro de Geografia (julho de 2024, USP - São Paulo). Apresenta uma síntese do contexto educacional contemporâneo e registra resistências da comunidade geográfica frente às reformas curriculares neoliberais, com enfoque na atuação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

 

Downloads

Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Geografia. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

ALBULQUERQUE, Maria Adailza Martins de […] et. al. Manifesto: crítica às reformas neoliberais na educação: prólogo do ensino de Geografia. Marília: Lutas Anticapital, 2021.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho, v. 2, p. 35-48, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2023. Brasília, 2024. Disponível em: http://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/. Acesso em: 30 jun. 2024.

FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, p. 13-37, 1986.

FONTES, Virgínia. Capitalismo, crises e conjuntura. Serviço Social & Sociedade, n. 130, p. 409-425, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.116

G1. Tarcísio autoriza licitação para privatizar gestão de 33 escolas estaduais de SP. G1 São Paulo, 12 jun. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/06/12/tarcisio-autoriza-licitacao-para-privatizar-gestao-de-33-escolas-estaduais-de-sp.ghtml. Acesso em: 30 jun. 2024.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

GONZALES, Rubén C. L. Entrevistas Primordiais. REVISTA DA ANPEGE. V. 18. Nº. 36 — ANO 2022 E-ISSN: 1679-768X 2.

HAN, B-C. Sociedade do Cansaço. Trad. Enio Paulo Giachino. 2ª ed., Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Ana Luiza Libânio. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. MEC e Inep oficializam Enade das licenciaturas. INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/mec-e-inep-oficializam-enade-das-licenciaturas. Acesso em: 30 jun. 2024.

MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, v. 38, p. 355-372, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606

PÚBLICA, Agência. Brasil Paralelo mira geografia e ciências sociais após curso que desinforma sobre história. Agência Pública, 2024. Disponível em: https://apublica.org/nota/brasil-paralelo-mira-geografia-e-ciencias-sociais-apos-curso-que-desinforma-sobre-historia/. Acesso em: 30 jun. 2024.

RAMOS, A noção de competências na relação trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. In: Cultura, Saberes e Práticas: Memórias e História da Educação Profissional. Carvalho, Maria Lucia Mendes de (org.). São Paulo: Centro Paula Souza 2011.

SALVIATTI, Ana Paula. A flexibilização dos pisos de Saúde e Educação avança no governo Lula. The Intercept Brasil, 30 abr. 2024. Disponível em: https://www.intercept.com.br/2024/0 4/30/a-flexibilizacao-dos-pisos-da-saude-e-educacao-avanca-no-governo-lula/. Acesso em: 30 jun. 2024.

SANTOS, Douglas. Um objeto para Geografia - sobre armadilhas que construímos e o que devemos fazer com elas. Terra Livre, v. 1, n. 30, p. 27-40, 2008. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.487

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 160 p. ISBN 9788574964126.

Fontes eletrôncias:

Acesso às cartas produzidas pela AGB, citadas no texto:

https://agb.org.br/documentos-2/dcns

Acesso à carta e nota produzida pela ANPEGE, citadas no texto:

https://www.anpege.ggf.br/documento.php?id=74

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

OLIVEIRA MARQUES, A. C. A GEOGRAFIA QUE SE LEVANTA CONTRA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO E O DESMONTE EPISTEMOLÓGICO : NOTAS SOBRE A ATUAÇÃO DA AGB E ANPEGE. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 242–266, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3669. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3669. Acesso em: 27 mar. 2025.