GEOGRAPHY THAT STANDS UP AGAINST DEPROFESSIONALIZATION AND EPISTEMOLOGICAL DISMANTLING

NOTES ON THE ACTIONS OF AGB AND ANPEGE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3669

Keywords:

ANPEGE, AGB, Reformas Curriculares Neoliberais, DCNs

Abstract

This is a extended text of oral presentation at the lecture "Training in Geography in the face of deprofessionalization and epistemological dismantling. What to do?" at the VIII Brazilian Congress of Geography (2024 July, USP - São Paulo). It presents a synthesis of the contemporary educational context and registers the resistance of the geographic community in the face of neoliberal curricular reforms, with emphasis on the actions of the National Association of Graduate Studies and Research in Geography (ANPEGE) and the Association of Brazilian Geographers (AGB).

 

 

Downloads

Author Biography

Ana Carolina Oliveira Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Geografia. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Estadual de Goiás.

References

ALBULQUERQUE, Maria Adailza Martins de […] et. al. Manifesto: crítica às reformas neoliberais na educação: prólogo do ensino de Geografia. Marília: Lutas Anticapital, 2021.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho, v. 2, p. 35-48, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2023. Brasília, 2024. Disponível em: http://censosuperior.inep.gov.br/censosuperior/. Acesso em: 30 jun. 2024.

FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, p. 13-37, 1986.

FONTES, Virgínia. Capitalismo, crises e conjuntura. Serviço Social & Sociedade, n. 130, p. 409-425, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.116

G1. Tarcísio autoriza licitação para privatizar gestão de 33 escolas estaduais de SP. G1 São Paulo, 12 jun. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/06/12/tarcisio-autoriza-licitacao-para-privatizar-gestao-de-33-escolas-estaduais-de-sp.ghtml. Acesso em: 30 jun. 2024.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

GONZALES, Rubén C. L. Entrevistas Primordiais. REVISTA DA ANPEGE. V. 18. Nº. 36 — ANO 2022 E-ISSN: 1679-768X 2.

HAN, B-C. Sociedade do Cansaço. Trad. Enio Paulo Giachino. 2ª ed., Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Ana Luiza Libânio. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. MEC e Inep oficializam Enade das licenciaturas. INEP, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/mec-e-inep-oficializam-enade-das-licenciaturas. Acesso em: 30 jun. 2024.

MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, v. 38, p. 355-372, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017176606

PÚBLICA, Agência. Brasil Paralelo mira geografia e ciências sociais após curso que desinforma sobre história. Agência Pública, 2024. Disponível em: https://apublica.org/nota/brasil-paralelo-mira-geografia-e-ciencias-sociais-apos-curso-que-desinforma-sobre-historia/. Acesso em: 30 jun. 2024.

RAMOS, A noção de competências na relação trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. In: Cultura, Saberes e Práticas: Memórias e História da Educação Profissional. Carvalho, Maria Lucia Mendes de (org.). São Paulo: Centro Paula Souza 2011.

SALVIATTI, Ana Paula. A flexibilização dos pisos de Saúde e Educação avança no governo Lula. The Intercept Brasil, 30 abr. 2024. Disponível em: https://www.intercept.com.br/2024/0 4/30/a-flexibilizacao-dos-pisos-da-saude-e-educacao-avanca-no-governo-lula/. Acesso em: 30 jun. 2024.

SANTOS, Douglas. Um objeto para Geografia - sobre armadilhas que construímos e o que devemos fazer com elas. Terra Livre, v. 1, n. 30, p. 27-40, 2008. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2008.487

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 160 p. ISBN 9788574964126.

Fontes eletrôncias:

Acesso às cartas produzidas pela AGB, citadas no texto:

https://agb.org.br/documentos-2/dcns

Acesso à carta e nota produzida pela ANPEGE, citadas no texto:

https://www.anpege.ggf.br/documento.php?id=74

Published

2025-03-20

How to Cite

OLIVEIRA MARQUES, A. C. GEOGRAPHY THAT STANDS UP AGAINST DEPROFESSIONALIZATION AND EPISTEMOLOGICAL DISMANTLING : NOTES ON THE ACTIONS OF AGB AND ANPEGE. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 242–266, 2025. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3669. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3669. Acesso em: 27 mar. 2025.