INTRATERRITÓRIO TREMEMBÉ
INTERCULTURALIDADE DE SABERES GEOGRAFICOS NO CURSO PEDAGOGIA INTERCULTURAL CUIAMBA
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3488Palavras-chave:
Interculturalidade; Saberes Geográficos; Educação Indígena; Ensino Superior; Decolonialidade.Resumo
O Curso Pedagogia Cuiambá Magistério Intercultural Tremembé, oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, é analisado, nesse artigo, como um território de afirmação e legitimação da etnia Tremembé, contribuindo para a formação de novas territorialidades de conhecimento e pedagogias. Para realização dessa pesquisa, foram considerados o Projeto Político Pedagógico do curso, depoimentos de professores Tremembé, e produções acadêmicas dos alunos Tremembé. O conceito de "intraterritório" é explorado como uma forma de legitimação da presença indígena na sociedade, reivindicando acesso às instituições que historicamente os marginalizaram. O ingresso na universidade representa um desafio para as Instituições de Ensino Superior, que precisam reconhecer e valorizar outras formas de conhecimento. O "intraterritório" busca expressar a cultura, a cidadania e a ciência, tornando-se um espaço de reivindicação e legitimação da interculturalidade de saberes. O Curso Cuiamba, ao reconhecer os saberes tradicionais indígenas, contribuiu para uma educação mais inclusiva e intercultural na universidade.
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