TREMEMBÉ INTRATERRITORY
INTERCULTURALITY OF GEOGRAPHICAL KNOWLEDGE IN THE CUIAMBÁ INTERCULTURAL PEDAGOGY COURSE
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3488Keywords:
Geographical ThinkingAbstract
The Cuiambá Intercultural Tremembé Pedagogy Course, offered by the State University of Vale do Acaraú, is analyzed in this article as a territory of affirmation and legitimation of the Tremembé ethnic group, contributing to the formation of new territorialities of knowledge and pedagogies. In order to carry out this research, the course's Political Pedagogical Project, testimonies from Tremembé teachers and academic productions by Tremembé students were taken into account. The concept of "intraterritory" is explored as a way of legitimizing the indigenous presence in society, claiming access to institutions that have historically marginalized them. Entering university represents a challenge for higher education institutions, which need to recognize and value other forms of knowledge. The "intraterritory" seeks to express culture, citizenship and science, becoming a space for claiming and legitimizing the interculturality of knowledge. By recognizing traditional indigenous knowledge, the Cuiambá Course has contributed to a more inclusive and intercultural education at the university.
Downloads
References
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 1996.
CANDAU, Educação em Revista |Belo Horizonte|v.32|n.01|p. 15-34 |Janeiro-Março, 2016, P. 19.
HAESBAERT, Rogério. Território e Multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia. Rio de Janeiro, ano 11, n. 17, p. 19-44, mar. 2007
HAESBAERT, Rogério. Múltiplos Territórios de Memória. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2015
Formação de professores indígenas: repensando trajetórias / Organização Luís Donisete Benzi Grupioni. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
RAFFESTIN, Claude – Por uma Geografia do Poder. Tradução Maria Cecília França. Ed. Ática, São Paulo. 1993.
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Tradução: Roberto G. Barbosa – Curitiba, Edit. UFPR, 2018.
Suess, R. C., & Silva, A. de S. (2019). A perspectiva decolonial e a (re)leitura dos conceitos geográficos no ensino de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e7.
TUBINO, Fidel. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Disponível em: http:www.pucp.edu.pe/invest/ridei/pdfs/inter_funcional.pdf. 2004.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. Projeto Político Pedagógico do Curso Pedagogia Cuiambá Magistério Intercultural Tremembé. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Adriana Campani, Francisco Lucas de Sousa Lima, Virginia Célia Cavalcante de Holanda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.