EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E OS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3424

Palavras-chave:

Formação inicial do professor de Geografia, ensino de Geografia, epistemologia da Geografia

Resumo

Que disciplinas, que temas, que autores e que obras devem compor o currículo na formação inicial do professor de Geografia é uma discussão salutar, porque o resultado disso tem consequências na formação de profissionais para atuarem na educação básica. Nesse sentido, este texto elenca como problema a desarticulação curricular entre os conteúdos específicos e os didático-pedagógicos nos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades federais da Região Centro-Oeste com ênfase nas disciplinas de epistemologia. Com isso, o objetivo é fazer uma análise de temas, autores e obras que possibilitam uma formação integrada para o exercício da docência. A metodologia adotada foi a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, especialmente nas disciplinas de epistemologia da Geografia. Organizamos em tabela e quadros a distribuição dessas disciplinas, autores e obras indicadas como referência básica para posterior análise. Como considerações, os dados apontam que as disciplinas analisadas reservam pouco espaço para uma formação com base numa articulação curricular por meio de temas de ensino em Geografia e da Prática como Componente Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leildo Dias Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA); Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC)

Professor da Secretaria de Estado da Educação do Pará (SEDUC)Mestre em Planejamento do Desenvolvimento - NAEA/UFPA

Vanilton Camilo de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia pela UFG e Pós-Doutorado na USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Graduando em Geografia pela PUC Goiás. Professor Associado do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação incial e continuada de docentes em Geografia. Possui publicações na área de estudo e pesquisa

Referências

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 193-203, out. 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2019.

GOMES, Paulo César da Costa. Um lugar para a geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, Francisco et al. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN), 2009. p. 13-30.

GOMES, Paulo César da Costa. A epistemologia da geografia para formação de sujeitos críticos (mesa de abertura). In: XI Fórum Nacional NEPEG, em 4 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=canal+nepeg. Acesso em: 14 set. 2022.

KHOULE, Anna Maria Kovacs; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Contribuições epistemológicas e teóricas para a formação do pensamento geográfico no ensino. In: ALVES, Adriana Olivia; KHOULE, Anna Maria Kovacs (org.). A geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa e Comunicação, 2017.

LACOSTE, Yves. A geografia — isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MACHADO, Lia Osório. Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de origem (1870-1930). In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. Página inicial-final.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; RICHTER, Denis; ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque. Formação de professores de geografia no Brasil: tópicos em discussão. In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Bush; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. A pesquisa na formação docente em geografia e a relação teoria e prática In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.

SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SANTOS, Robson Alves dos; SOUZA, Vanilton Camilo de. Articulação curricular entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação do professor de geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Lucineide Mendes; SOUZA, Vanilton Camilo de (org.). Currículo e ensino de geografia: apontamentos para a formação de professores no contexto ibero-americano. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del professorado, cidade? n. 9, v. 2, Universidad de Granada, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 12 set. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2016. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 30 ago. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/51/o/PPC_Geografia_2015__Licenciatura_IESA_UFG_-_atualizado_07maio2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2021(?). Documento enviado por e-mail por um professor do curso em 16 set. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Disponível: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/234. Acesso em: 20 set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

SILVA, L. D.; SOUZA, V. C. de. EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA: ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E OS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 797–826, 2024. DOI: 10.62516/terra_livre.2024.3424. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/3424. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)