EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA
ARTICULAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E OS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3424Palavras-chave:
Formação inicial do professor de Geografia, ensino de Geografia, epistemologia da GeografiaResumo
Que disciplinas, que temas, que autores e que obras devem compor o currículo na formação inicial do professor de Geografia é uma discussão salutar, porque o resultado disso tem consequências na formação de profissionais para atuarem na educação básica. Nesse sentido, este texto elenca como problema a desarticulação curricular entre os conteúdos específicos e os didático-pedagógicos nos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades federais da Região Centro-Oeste com ênfase nas disciplinas de epistemologia. Com isso, o objetivo é fazer uma análise de temas, autores e obras que possibilitam uma formação integrada para o exercício da docência. A metodologia adotada foi a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso, especialmente nas disciplinas de epistemologia da Geografia. Organizamos em tabela e quadros a distribuição dessas disciplinas, autores e obras indicadas como referência básica para posterior análise. Como considerações, os dados apontam que as disciplinas analisadas reservam pouco espaço para uma formação com base numa articulação curricular por meio de temas de ensino em Geografia e da Prática como Componente Curricular.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 193-203, out. 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2019.
GOMES, Paulo César da Costa. Um lugar para a geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, Francisco et al. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN), 2009. p. 13-30.
GOMES, Paulo César da Costa. A epistemologia da geografia para formação de sujeitos críticos (mesa de abertura). In: XI Fórum Nacional NEPEG, em 4 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=canal+nepeg. Acesso em: 14 set. 2022.
KHOULE, Anna Maria Kovacs; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Contribuições epistemológicas e teóricas para a formação do pensamento geográfico no ensino. In: ALVES, Adriana Olivia; KHOULE, Anna Maria Kovacs (org.). A geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa e Comunicação, 2017.
LACOSTE, Yves. A geografia — isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MACHADO, Lia Osório. Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de origem (1870-1930). In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. Página inicial-final.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; RICHTER, Denis; ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque. Formação de professores de geografia no Brasil: tópicos em discussão. In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.
PEREIRA, Carolina Machado Rocha Bush; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. A pesquisa na formação docente em geografia e a relação teoria e prática In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.
SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SANTOS, Robson Alves dos; SOUZA, Vanilton Camilo de. Articulação curricular entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação do professor de geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Lucineide Mendes; SOUZA, Vanilton Camilo de (org.). Currículo e ensino de geografia: apontamentos para a formação de professores no contexto ibero-americano. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del professorado, cidade? n. 9, v. 2, Universidad de Granada, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 12 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2016. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 30 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/51/o/PPC_Geografia_2015__Licenciatura_IESA_UFG_-_atualizado_07maio2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2021(?). Documento enviado por e-mail por um professor do curso em 16 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Disponível: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/234. Acesso em: 20 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leildo Dias Silva, Vanilton Camilo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.