DISCIPLINES OF EPISTEMOLOGY IN GEOGRAPHY:
BETWEEN AREA-SPECIFIC AND DIDACTIC-PEDAGOGICAL KNOWLEDGE IN GEOGRAPHY TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2024.3424Keywords:
Initial training of Geography teachers, Geography teaching, epistemology of GeographyAbstract
The discussion on which disciplines, which themes, which authors and which works should be part of the curriculum in the initial training of Geography teachers is good, because the result of this has consequences for the training of professionals to work in basic education. In this sense, this text points out as a problem the curricular disarticulation between specific and didactic-pedagogical contents in Geography degree courses at federal universities in the Central-West Region with an emphasis on epistemology disciplines. This way, the objective is to analyze themes, authors and works that enable an integrated training for teaching. The methodology adopted was the analysis of Pedagogical Course Projects, especially in Geography epistemology disciplines. It was organized in tables and charts the distribution of disciplines, authors and works indicated as basic references for subsequent analysis. As considerations, the data indicate that the diciplines analyzed reserve little space for a training based on curricular articulation through teaching themes in Geography and Practice as a Curricular Component.
Downloads
References
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar geografia para a autonomia do pensamento: o desafio de superar dualismos pelo pensamento teórico crítico. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, número especial, p. 193-203, out. 2011.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2019.
GOMES, Paulo César da Costa. Um lugar para a geografia: contra o simples, o banal e o doutrinário. In: MENDONÇA, Francisco et al. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN), 2009. p. 13-30.
GOMES, Paulo César da Costa. A epistemologia da geografia para formação de sujeitos críticos (mesa de abertura). In: XI Fórum Nacional NEPEG, em 4 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=canal+nepeg. Acesso em: 14 set. 2022.
KHOULE, Anna Maria Kovacs; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. Contribuições epistemológicas e teóricas para a formação do pensamento geográfico no ensino. In: ALVES, Adriana Olivia; KHOULE, Anna Maria Kovacs (org.). A geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa e Comunicação, 2017.
LACOSTE, Yves. A geografia — isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MACHADO, Lia Osório. Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de origem (1870-1930). In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. Página inicial-final.
MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; RICHTER, Denis; ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque. Formação de professores de geografia no Brasil: tópicos em discussão. In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.
PEREIRA, Carolina Machado Rocha Bush; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. A pesquisa na formação docente em geografia e a relação teoria e prática In: MORAIS, E. M. B. de; RICHTER, D. (Orgs.). Formação de professores de geografia no Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2020. p. 13-48.
SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SANTOS, Robson Alves dos; SOUZA, Vanilton Camilo de. Articulação curricular entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação do professor de geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Lucineide Mendes; SOUZA, Vanilton Camilo de (org.). Currículo e ensino de geografia: apontamentos para a formação de professores no contexto ibero-americano. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del professorado, cidade? n. 9, v. 2, Universidad de Granada, 2005. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 12 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2016. Documento enviado por e-mail por uma professora do curso em 30 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/51/o/PPC_Geografia_2015__Licenciatura_IESA_UFG_-_atualizado_07maio2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2021(?). Documento enviado por e-mail por um professor do curso em 16 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Curso, Licenciatura em Geografia, 2019. Disponível: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/234. Acesso em: 20 set. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Leildo Dias Silva, Vanilton Camilo de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.