A IDEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL

Autores

  • EDINHO CARLOS KUNZLER
  • CARMEN REJANE FLORES WIZNIEWSKY Profª Adjunta Departamento de Geociências - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.230

Resumo

A ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) foi reflexo das políticas internacionais postas em prática após a Segunda Guerra Mundial pelo governo dos Estados Unidos, com a finalidade de exercer um controle ideológico e econômico sobre seus parceiros e como forma de controle ao perigo socialista. O Brasil, assim como em outros países da América Latina, passou por anos de ditadura que influenciaram em grande parcela a estrutura política, social e econômica, assim como o sistema de ensino. Isto é resultado da interferência dos acordos unilaterais que tinham real interesse em manter assegurado o controle ideológico do Estado, bem como difundir a nova face do capitalismo a modernização que se desenvolveu no campo e na cidade. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar o período da ditadura militar, assim como a forma que o livro didático foi utilizado pelo Estado para difundir sua ideologia, durante aquele momento da história do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDINHO CARLOS KUNZLER

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atuou como professor no município de Cachoeirinha/RS. Atualmente atua como professor no município de Bagé/RS.

CARMEN REJANE FLORES WIZNIEWSKY, Profª Adjunta Departamento de Geociências - UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001) e doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, agricultura sustentável e educação do campo.

Downloads

Publicado

2015-08-12

Como Citar

CARLOS KUNZLER, E.; FLORES WIZNIEWSKY, C. R. A IDEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 197–220, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.230. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/230. Acesso em: 23 nov. 2024.