A IDEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL

Authors

  • EDINHO CARLOS KUNZLER
  • CARMEN REJANE FLORES WIZNIEWSKY Profª Adjunta Departamento de Geociências - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.230

Abstract

A ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) foi reflexo das políticas internacionais postas em prática após a Segunda Guerra Mundial pelo governo dos Estados Unidos, com a finalidade de exercer um controle ideológico e econômico sobre seus parceiros e como forma de controle ao perigo socialista. O Brasil, assim como em outros países da América Latina, passou por anos de ditadura que influenciaram em grande parcela a estrutura política, social e econômica, assim como o sistema de ensino. Isto é resultado da interferência dos acordos unilaterais que tinham real interesse em manter assegurado o controle ideológico do Estado, bem como difundir a nova face do capitalismo a modernização que se desenvolveu no campo e na cidade. Nesse contexto, este trabalho pretende analisar o período da ditadura militar, assim como a forma que o livro didático foi utilizado pelo Estado para difundir sua ideologia, durante aquele momento da história do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

EDINHO CARLOS KUNZLER

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atuou como professor no município de Cachoeirinha/RS. Atualmente atua como professor no município de Bagé/RS.

CARMEN REJANE FLORES WIZNIEWSKY, Profª Adjunta Departamento de Geociências - UFSM

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001) e doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, agricultura sustentável e educação do campo.

Published

2015-08-12

How to Cite

CARLOS KUNZLER, E.; FLORES WIZNIEWSKY, C. R. A IDEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 197–220, 2015. DOI: 10.62516/terra_livre.2007.230. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/230. Acesso em: 23 nov. 2024.